Macarrão konjac é bom? Saiba tudo sobre esse alimento que substitui a massa
Você já ouviu falar no konjac? De origem japonesa, essa planta medicinal costuma ser preparada em forma de macarrão, rendendo receitas diversas. Ela é indicada para dietas low carb e traz muitos benefícios ao organismo, auxiliando na perda de peso e na redução do colesterol ruim (LDL), por exemplo. Para saber mais sobre esse alimento, nós conversamos com o nutricionista Roni Cardoso, que contou mais sobre os benefícios do macarrão konjac. Confira!
Konjac é um tipo de macarrão pouco calórico, indicado para a dieta de diabéticos
De acordo com o nutricionista Roni Cardoso, o konjac é um tipo bem nutritivo e saudável de macarrão, sendo indicado para controlar o nível de glicose no organismo. “O konjac, por ter como principal característica ser rico em fibras, é uma excelente opção para o controle glicêmico e ajuda a baixar os níveis de colesterol, sendo essa uma combinação excelente para diabéticos“, explica o profissional.
Livre de glúten mas rico em fibras, o konjac é ótimo para o funcionamento do intestino
Para manter o sistema digestório em bom funcionamento, o konjac também funciona como ótimo aliado! Afinal, ele é rico em fibras e ajuda a hidratar o corpo, por ter grande concentração de água em sua composição. O nutricionista Roni destaca justamente como esse alimento auxilia no funcionamento do intestino:
“Por não conter glúten, o konjac também é uma ótima opção para celíacos e pessoas com alguma intolerância a esse conjunto de proteínas. Boa parte de suas fibras são solúveis e, em especial, compostas por glucomanan, que atua dando uma grande sensação de saciedade e aumentando a captação de água pelo bolo fecal, ajudando o funcionamento do intestino”, complementa o nutricionista.
Macarrão deve ser servido com vegetais e uma proteína
É muito curioso pensar que o konjac é um tipo de planta medicinal, né? Afinal, ele realmente parece com um macarrão bem fininho (principalmente quando misturado a um molho) e costuma substituir a massa comum em dietas low carb. O nutricionista destaca, no entanto, que é importante consumir outros alimentos junto com o konjac para que a dieta fique realmente completa e equilibrada.
“O preparo é o mesmo de um macarrão comum, mas é importante ficar atento, porque sua consistência é diferente – então a dica é não tirar o olho da panela! Porém, não podemos basear uma alimentação apenas no konjac, pois existem outros nutrientes fundamentais que não podem ficar de fora. A melhor forma de inserir esse macarrão na dieta, sem dúvidas, é preparando uma refeição completa para ingerir junto a ele. Uma boa opção de proteína magra e vegetais sempre serão bem-vindos”, finaliza Roni.