Misturar vinagre de maçã com água e mel é benéfico? Nutricionista tira a dúvida
Na busca excessiva pelo emagrecimento e estilo de vida fitness, muitas pessoas recorrem a dietas restritivas e receitas milagrosas que, muitas vezes, prometem resultados infundados. E, apesar de algumas misturas (como água com limão) serem realmente benéficas, é muito importante tomar certos cuidados para não exagerar no consumo.
A combinação de vinagre de maçã com água e mel, por exemplo, vem fazendo bastante sucesso, pois ajuda a fortalecer a imunidade e acelerar o metabolismo – sendo indicada, geralmente, para quebrar o jejum pela manhã. Mas será que essa mistura é realmente benéfica e pode ser consumida diariamente? Para esclarecer essa questão, nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes, que tem especialização em Nutrição Clínica e Estética. Confira!
Vinagre de maçã com água e mel tem ação anti-inflamatória, expectorante e ajuda na perda de peso
De acordo com a nutricionista Luciana Novaes, tanto o vinagre quanto o mel realmente trazem benefícios ao organismo e podem sim fazer parte da dieta – mas, ao contrário do que muitos pensam, não existe horário certo para o seu consumo. “O vinagre de maçã possui a capacidade de regular a glicose no sangue, ajuda a controlar a pressão arterial, auxilia na digestão e tem mostrado resultados positivos na perda de peso e em reduzir o risco de doenças cardíacas. Já o mel é antisséptico, aumenta a imunidade, é antibacteriano, anti-inflamatório, analgésico, ajuda a induzir relaxamento e é expectorante”, afirma Luciana.
“Os dois são alimentos que podem ser consumidos com o objetivo de melhorar o funcionamento do organismo e ter mais cuidado com a saúde. No entanto, não há necessidade de o consumo acontecer pela manhã e em jejum. Alguns estudos sinalizam o uso antes das refeições e outros recomendam o uso à noite, antes de dormir. Todos conseguem resultados semelhantes – de controle da glicose, da pressão arterial e de perda de peso”, complementa a nutricionista.
Tenha cuidados ao consumir a mistura de vinagre de maçã, água e mel
Assim como todos os alimentos, a mistura de vinagre com mel deve ser consumida de forma moderada e com alguns cuidados. A nutricionista atenta para alguns aspectos importantes que devem ser levados em conta: “O vinagre de maçã deve ser diluído em água, por ter a capacidade de danificar o esmalte dos dentes, e altas quantidades podem levar à perda de nutrientes e até à hipoglicemia. Mel em excesso pode causar desconforto intestinal, aumentar os níveis de glicose no sangue e gerar aumento de peso. Algumas pessoas também podem desenvolver algum tipo de alergia ao ingrediente”, explica Luciana.
‘O vinagre e o mel podem entrar como um auxiliar, mas não como uma solução definitiva’
Acreditar em fórmulas mágicas e alimentos milagrosos pode ser algo bem perigoso, sabia? Por isso, a nutricionista afirma a importância de destacar os benefícios dos alimentos, mas sem nunca tachá-los como solução definitiva para perder peso ou resolver problemas de saúde.
“Nenhum alimento pode ser pensado como algo que só traz benefícios e que, por isso, pode ser ingerido à vontade. A verdade é que nenhum alimento consegue fazer o milagre de resolver sozinho um problema de saúde. O uso seguro dessa mistura (vinagre de maçã com água e mel) deve ser em quantidades pequenas, como de 1 a 2 colheres de sopa por dia. O benefício real acontece desde que o consumo esteja acompanhado de uma mudança de hábitos, com uma alimentação mais saudável. Assim, o vinagre e o mel podem entrar como um auxiliar, mas não como uma solução definitiva”, finaliza a profissional.