Mulungu: os benefícios dessa erva medicinal que combate a depressão e o estresse
Você conhece o mulungu? Também conhecida como corticeira, canivete ou bico-de-papagaio, essa erva tem sido objeto de vários estudos e recentemente foi descoberta como uma planta medicinal poderosa. O chá de mulungu, preparado pela decocção das cascas da planta, ganhou fama por seus efeitos sobre as doenças emocionais, mas há muitos outros benefícios que vale a pena conferir. Quer ver?
1. Ajuda nos casos de depressão e outros transtornos emocionais
O mulungu tem ação antidepressiva e, por seu efeito tranquilizante, também age nos casos de síndrome do pânico, compulsões diversas, histeria, neurose e transtorno de ansiedade.
2. Bom para o coração e a pressão
Quem tem pressão alta pode se beneficiar dos princípios desse chá, que tem ação hipotensa. Por consequência, se torna um aliado do coração, pois ajuda a regular o sistema cardiovascular.
3. Ajuda a ter bons sonhos e combate o estresse
Essa erva tem efeito sedativo, o que ajuda, e muito, quem tem insônia. É um calmante natural, o que também alivia o estresse.
4. Protege o fígado
Para quem sofre de problemas hepáticos – como a hepatite, por exemplo – o chá de mulungu pode ser de grande ajuda. Isso porque ele protege o fígado, fortalecendo não apenas o órgão como também o sistema imunológico.
5. Epilépticos são beneficiados
Os extratos da flor do mulungu possuem ação anticonvulsivante, o que pode ajudar nas crises. Além disso, quando associado aos medicamentos, melhora os quadros de epilépticos que não se adaptam aos remédios em sua totalidade.
6. É benéfico para o sistema urinário
O mulungu é diurético, ajudando pessoas que possuem insuficiência urinária. Ele também contribui para melhorar quadros de infecção urinária e de cistite.
7. Melhora dores e inflamações
O chá do mulungu tem poderes analgésicos, diminuindo a sensibilidade do corpo à dor. Como é anti-inflamatório, também pode ser consumido para auxiliar em diversas situações, além de combater o inchaço das inflamações, pois também é diurético.
8. Melhora cólicas
Como possui ação antiespasmódica, o mulungu ajuda em vários tipos de dores latejantes, principalmente no que diz respeito às cólicas menstruais, aliviando o inchaço e as dores.
9. Ação antibacteriana
Graças a sua função antibacteriana, essa planta medicinal consegue auxiliar em diversos tipos de infecção, protegendo o sistema imunológico.
10. Ajuda a largar o cigarro
O mulungu possui um alcaloide chamado erisodina, que traz uma propriedade narcótica que auxilia no combate ao vício do tabagismo.
11. Auxilia nas doenças respiratórias
A planta ainda possui ação expectorante e antiasmática, evitando e combatendo os sintomas de doenças crônicas como sinusite, bronquite e asma.
Tem alguma contraindicação?
Quem faz uso contínuo de remédios que diminuem a pressão arterial não deve tomar o chá de mulungu. Fora isso, ele é liberado. Seu uso contínuo, entretanto, pode levar à paralisia muscular que pode ser temporária ou não. Na dúvida, se quiser substituir os medicamentos pelo chá, consulte seu médico.