Não sabe para que serve a equinácea? Descubra por que e como consumi-la
Usada para tratar inflamações e amenizar sintomas de gripes e resfriados, como tosse e coriza, a equinácea (Echinacea ssp.) é uma planta medicinal popularmente conhecida como flor-de-cone, púrpura ou rudbéquia. Parente da alface, do girassol e da margarida (espécies da mesma família botânica), ela geralmente é encontrada sob a forma de cápsulas ou em lojas de produtos naturais. Mas para que você saiba por que e como consumi-la corretamente é preciso se atentar a alguns detalhes.
Equinácea serve para tratar infecções, inflamações e algumas doenças virais
Dona de propriedades medicinais, a equinácea é popularmente usada para tratar infecções, inflamações e algumas doenças virais. Quando consumida sob a forma de chá, por exemplo, ela funciona como uma espécie de “remédio caseiro” que ajuda a aumentar a imunidade do organismo. Abaixo, nós separamos alguns motivos do porquê consumi-la:
1. Chá de equinácea ameniza os sintomas da gripe
Graças às suas propriedades antioxidantes, antialérgicas e imunoestimulantes, o chá de equinácea funciona como um ótimo chá para gripes e resfriados! Similar à combinação de alho com limão e mel, a bebida ajuda a aliviar sintomas característicos da gripe, como tosse, coriza, dor de garganta, cansaço e fraqueza muscular.
2. Tem ação desintoxicante
Assim como os sucos verdes, vermelhos e funcionais (ricos em alimentos desintoxicantes), a equinácea pode ajudar a “desintoxicar” o organismo de maneira natural e saudável. Quando combinada com outros ingredientes, como nos suchás de limão, maçã, gengibre e hibisco, o chá da planta fica ainda mais nutritivo e potente, mas só deve ser consumido a partir da indicação de um profissional.
3. Planta é usada para tratar inflamações, infecções e lesões superficiais
Com ação antimicrobiana e cicatrizante, a equinácea também ajuda a tratar inflamações (como herpes e amigdalite) e infecções urinárias e virais, como o HPV. Quando indicada por um especialista, ela ainda pode ser usada para cicatrizar lesões e feridas superficiais, mas não deve funcionar como um tratamento alternativo.
Para consumir a equinácea, faça chás ou compressas
Além do uso de cápsulas, duas formas muito comuns de consumir a equinácea é preparando chás ou compressas com a planta. No caso do chá, basta misturar 1 colher (chá) da raiz ou das folhas do ingrediente com 1 xícara de água quente, esperar 15 minutos para liberar as propriedades da planta e coar antes de beber. Já no caso das compressas, a ideia é fazer uma trouxinha com a raiz e as folhas da planta amassadas em um pano umedecido com água quente e, então, aplicar na pele.
Obs.: Embora tenha muitos benefícios, o chá de equinácea não é indicado para pessoas que sofrem com tuberculose, HIV ou esclerose múltipla. Ele também pode causar reações alérgicas para quem tem alergia às plantas da família das herbáceas e não deve ser consumido por gestantes ou crianças.