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O que comer antes de dormir? Aprenda 4 hábitos alimentares para cultivar
Guia Culinário 24/11/2022

O que comer antes de dormir? Aprenda 4 hábitos alimentares para cultivar

Quando se trata da qualidade do sono, os hábitos alimentares fazem grande diferença. Saber o que comer antes de dormir é uma ótima dica para garantir uma noite de sono calma e tranquila. O ideal é comer pelo menos 2 horas antes de deitar e não incluir alimentos gordurosos na refeição. Vale a pena apostar nas dicas de alimentação saudável para não afetar a digestão durante a noite e, consequentemente, na qualidade do sono. A seguir, veja 4 sugestões para colocar em prática para ter uma noite de sono boa!

1) Evitar alimentos que causam insônia é um dos hábitos alimentares que contribuem para uma boa noite de sono

Alguns alimentos possuem propriedades que dificultam o início do sono, por possuírem uma digestão mais complicada, deixando o sono mais instável e agitado. Os principais alimentos associados a insônia são as bebidas alcoólicas, o café, o chocolate e molho de tomate. Para garantir um sono mais calmo, uma boa dica é apostar em um chá de camomila antes de deitar, pois possui propriedades sedativas.

O leite e seus derivados também são ótimos alimentos para dormir melhor. O leite possui diversos benefícios nutricionais, sendo rico em triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina. A carência da serotonina está associada a alterações no sono, pois a substância é utilizada na produção de melatonina, hormona que ajuda a induzir o sono e melhora a sua qualidade. Uma boa dica é consumir leite ou alimentos derivados antes de dormir.

2) O que comer antes de dormir: comidas muito pesadas devem ser evitadas

Você sabe o que fazer quando bate aquela fome antes dormir? Muita gente opta por atacar a geladeira e acaba comendo alimentos muito pesados, o que pode dificultar uma boa noite de sono. Alimentos como grãos, massas, batata e pães são ricos em carboidratos, que são convertidos pelo organismo em energia. O grande problema é que essa energia pode manter a pessoa acordada. Caso consuma algum desses alimentos durante o jantar, a dica é apostar em um Chá Herbal de Capim Cidreira TAEQ ou Chá Herbal de Hortelã TAEQ antes de dormir. O capim cidreira e a hortelã são protetores gástricos e ajudam a digerir os alimentos, atuando diretamente no sistema digestivo.

Caso opte por fazer um lanchinho antes de dormir, a dica é apostar em alimentos leves e que matem a fome. A gema de ovo é rica em cálcio, mineral que intervém na regulação de melatonina e está associado com a melhora do sono. A dica é fazer o ovo de forma saudável antes de dormir. Se for fritar o ovo a sugestão é utilizar o mínimo de gordura e uma frigideira antiaderente. Opte pelo azeite extravirgem para preparar o ovo frito ou mexido e não deixe o alimento muito tempo no calor para não perder suas propriedades.

3) Consumir alimentos ricos em potássio é uma das dicas de alimentação saudável para garantir uma boa noite de sono

Presente em frutas como banana e limão, o potássio é um mineral associado com a melhora do sono. Preparar um Chá Branco de Hortelã com Limão TAEQ antes de dormir pode ser ótimo para diminuir os níveis de estresse e transmitir uma sensação de bem-estar.

A banana também possui uma grande quantidade de vitamina B6, substância que possui um papel importante na prevenção de insônias. Fazer uma vitamina de banana, feita da fruta com leite pode ser uma ótima dica de lanche antes de dormir.

4) Frutos secos com chá são ótimas opções de snacks quando se busca o que comer antes de dormir

Se você está com fome, mas não o suficiente para comer um lanche elaborado antes de dormir a dica é optar por snacks saudáveis com um chá para acompanhar. Os frutos secos como nozes, amêndoas ou pistache são ricos em triptofano, magnésio e gorduras ômega 3 e ômega 6. Por isso, esses alimentos são perfeitos para serem apreciados como snacks antes de dormir. Entretanto, é importante prestar atenção na quantidade ingerida, pois os frutos secos costumam ser bastante calóricos. O Chá de Flores e Frutas Hibisco e Especiarias TAEQ pode ser o acompanhamento perfeito, pois não possui cafeína na composição e não causa prejuízos ao sono.