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O que comer para aliviar os sintomas de tpm
Guia Culinário 24/10/2022

O que comer para aliviar os sintomas de tpm

Você sabe o que comer para aliviar os sintomas de TPM? Conhecida como a abreviação de Tensão Pré-Menstrual, essa é uma sensação muito comum que aparece entre a ovulação e o período menstrual. A TPM provoca alterações de humor, desejo por comidas específicas (ou compulsão alimentar), fadiga, irritabilidade, acne e sensibilidade nas mamas. Algumas mudanças no estilo de alimentação, no entanto, ajudam a reduzir esses sintomas. O consumo de alimentos fitoestrogênios é uma das dicas, pois eles regulam os níveis de estrogênio no organismo.

A seguir, confira o que comer para aliviar os sintomas da pré-menstruação!

1. Quinoa é um alimento rico em carboidratos complexos que alivia os sintomas de tpm

A quinoa é um cereal muito pequeno que tem impacto muito positivo na saúde. Ela é capaz de reduzir a irritabilidade da TPM por ser uma boa fonte de carboidratos complexos. Além disso, promove o bem-estar, aumenta a produção do “hormônio do humor” e fornece energia prolongada.

2. Não sabe o que comer durante a TPM? Complemente o cardápio com a couve manteiga

As folhas verde-escuras, como a couve manteiga, são ricas em vitaminas A, C, K e vitaminas do complexo B que contribuem para o alívio de sintomas de TPM e para o bom funcionamento do organismo como um todo. Para aproveitar as propriedades da couve nesse período, você pode usar as folhas para fazer sucos verdes, caldos e sopas.

3. Aveia é um alimento rico em vitamina B6, que contribui para aliviar os sintomas de TPM

Para aliviar as dores de cólica e sintomas de TPM, alimentos ricos em vitaminas B6, como a aveia, também são muito indicados. A aveia possui nutrientes que ajudam a manter o funcionamento do metabolismo e do sistema nervoso, além de aumentar a imunidade.

4. Cogumelos são fontes de vitamina B2, que aliviam sintomas de TPM

Os cogumelos possuem uma grande concentração de vitamina B2, conhecida também como riboflavina. Essa vitamina participa de forma ativa na produção de serotonina, aliviando os sintomas de tpm. O cogumelo portobello é um dos que possuem maior teor de vitamina B2.

5. Linhaça é um dos alimentos que reduz os sintomas de TPM e até menopausa

Por ser considerada um alimento fitoestrogênio, a linhaça é uma semente que ajuda a regular os níveis de estrogênio no organismo, reduzindo sintomas de TPM, como ansiedade, irritabilidade e enxaquecas. Na menopausa, ela atua como um regulador de hormônios, diminuindo ondas de calor, alterações do sono e mudanças de humor.

6. O que comer para aliviar os sintomas de TPM: chocolate é um liberador de serotonina

O cacau é uma fonte de triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina e que, por conta disso, pode aliviar os sintomas de TPM. Para comer uma concentração maior de triptofano, dê preferência aos chocolates meio amargos, que têm maior teor de cacau.