Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é a pegada de carbono? Aprenda a reduzir a sua emissão de CO2
Guia Culinário 04/11/2019

O que é a pegada de carbono? Aprenda a reduzir a sua emissão de CO2

Existem diversas maneiras de seguir um estilo de vida sustentável, sabia? Você pode adotar a lógica dos três R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), evitar desperdícios (principalmente os de alimentos) e até se engajar em ONGs e projetos ecológicos. Além disso tudo, tem mais uma coisinha que você pode (e deve) fazer: calcular a pegada de carbono e, a partir daí, implementar algumas mudanças no seu dia a dia.

Para quem não sabe, a pegada de carbono é um índice que mede a quantidade de dióxido de carbono (CO2) que cada pessoa emite. Ou seja, ela mede os impactos das atividades humanas no meio ambiente – interessante, né? Ao calcular a sua pegada de carbono, é possível descobrir como o seu estilo de vida afeta o planeta (e onde você pode melhorar nesse quesito). Caso você seja fumante ou tenha o hábito de usar carro no dia a dia, por exemplo, a sua pegada será maior – isto é, pior será a sua contribuição para o bem-estar da natureza. Para te ajudar a ter um estilo de vida mais sustentável, nós separamos dicas de como reduzir a emissão de CO2. Dá uma olhada!

Troque o carro pela bicicleta sempre que possível

Você já experimentou ir de bicicleta para o trabalho, academia, curso ou qualquer outro lugar que você frequenta no dia a dia? Essa atividade ajuda a aliviar problemas como estresse, ansiedade, tem um ótimo efeito terapêutico e, claro, ajuda a reduzir a emissão de carbono no planeta.

A ideia é que você substitua os carros e motos por uma bicicleta sempre que possível. Afinal, os automóveis são grandes poluidores e emitem uma quantidade considerável de CO2. Caso não seja possível ir de bike, outra sugestão é dar preferência aos transportes coletivos. Dessa forma, pode apostar que a sua pegada de carbono reduzirá bastante!

Já pensou em cultivar árvores e plantinhas?

Cultivar árvores, plantas, flores e ervas em casa também é uma boa forma de ajudar o planeta. As plantinhas consomem o gás carbônico e produzem o oxigênio, deixando o ar bem mais limpo. Ao montar uma horta caseira, você vai estar contribuindo para a redução de CO2 e ainda deixará a casa bem mais viva e colorida. Fica a dica!

Evite desperdiçar alimentos

De acordo com a ONU, o desperdício de alimentos é responsável por emitir uma quantidade considerável de CO2 no planeta, tido como um dos problemas mais graves da atualidade. Em 2013, inclusive, o desperdício de comida foi considerado o 3º maior emissor de carbono no mundo. Não é pouca coisa, né?

Caso você queira realmente contribuir para o meio ambiente e reduzir a sua pegada de carbono, um dos pontos mais importantes é evitar ao máximo o desperdício de alimentos. Tente usar frutas, legumes, verduras e outros alimentos em sua totalidade, inventando sempre novas receitas com as cascas, polpas, sementes e por aí vai. Além disso, atente às medidas na hora de cozinhar (não prepare comida demais, por exemplo) e não exagere ao montar o prato. Assim, você evita desperdícios e o meio ambiente agradece muito!

Como eu calculo a pegada de carbono?

Embora seja possível calcular a pegada de carbono sozinho a conta é um pouco complexa. Mas não se preocupe: hoje não faltam sites que fazem esse cálculo para você. Em geral basta você informar alguns dados básicos – como quanto tempo passa no carro ou se come muita carne – que ele dá o resultado para você. É bem simples e, a partir daí, será possível minimizar os transtornos ao meio ambiente.

Veja mais