Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é aquafaba? Como usar grão-de-bico para fazer esse ingrediente vegano
Guia Culinário 21/05/2020

O que é aquafaba? Como usar grão-de-bico para fazer esse ingrediente vegano

Reaproveitar a água do cozimento de alimentos poder ser benéfico em algumas situações, sabia? A aquafaba, para quem não conhece, nada mais é que o líquido derivado do cozimento de leguminosas (principalmente o grão-de-bico), sendo altamente nutritiva e muito utilizada em receitas veganas, como substituta do ovo. Quer aprender mais sobre esse ingrediente e como prepará-lo? É só continuar lendo!

Afinal, o que é aquafaba e quais são seus benefícios?

A origem do nome aquafaba faz referência a termos bem simples: “água” e “faba” (feijão). Isso porque esse ingrediente é justamente a água derivada do cozimento de alimentos como grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e outras leguminosas altamente nutritivas. Durante o cozimento, a água absorve diversos nutrientes, como proteínas, cálcio, ferro e magnésio. Por ser uma fonte importante de proteínas, inclusive, a aquafaba funciona como ótima substituta do ovo e até mesmo do leite em algumas receitas veganas – para o preparo de maioneses, pães, bolos e até mousses.

Como preparar aquafaba?

A melhor parte da aquafaba é que, além de nutritiva, ela é supersimples de preparar. Antes de tudo, lembre-se de que as leguminosas precisam ficar de molho durante cerca de 12 horas antes do cozimento. Isso porque os grãos possuem antinutrientes que precisam ser eliminados – por isso, é fundamental que você deixe as leguminosas na água para eliminar, por exemplo, o ácido fítico.

Vale destacar que, para o preparo da aquafaba, o mais indicado é utilizar o grão-de-bico, pois ele tem uma quantidade menor de antinutrientes. Além disso, após o cozimento dos grãos, a água costuma ser descartada – diferentemente do feijão e da lentilha, por exemplo, que são servidos com caldo (isto é, a água não é descartada).

Para preparar a aquafaba, não tem muito segredo: após deixar o grão-de-bico de molho, coloque-o para cozinhar com uma água nova na panela de pressão. Quando estiver pronto, peneire os grãos e guarde a água em um pote. Caso você ache que a consistência está muito líquida, coloque de volta na panela e deixar ferver até engrossar um pouco (espere até que fique com um aspecto semelhante à clara do ovo).

Em seguida, você pode usar o ingrediente em diferentes receitas, como por exemplo bater na batedeira para fazer uma espuma bem parecida com a clara em neve. Assim, você pode preparar doces como suspiro, bolo e mousse. Caso você não precise usar a aquafaba imediatamente, basta transferir o líquido para um pote hermético e guardar na geladeira, onde ele dura alguns dias. Outra dica interessante é congelar o ingrediente em forminhas de gelo para utilizar apenas quando for necessário.

Obs.: Para que você substitua o ovo pela aquafaba nas receitas de forma correta, é muito importante saber as proporções. O estimado é que 3 colheres de aquafaba substituam o conteúdo de um único ovo. Assim fica mais fácil, né?