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O que é bom para enjoo? Veja os alimentos que combatem esse mal-estar
Guia Culinário 21/02/2023

O que é bom para enjoo? Veja os alimentos que combatem esse mal-estar

Saber o que é bom para enjoo é essencial na hora de aliviar o incômodo causado pelas náuseas. Dos mais leves aos mais fortes, os enjoos podem ser causados pela alimentação ou serem sintomas de outras doenças. Por isso, nem sempre é possível prevenir esse quadro, e em alguns casos, além do desconforto, ele é acompanhado de dores e tonturas. Para resolver o problema quando você não tiver um remédio para enjoo por perto, alguns alimentos específicos podem ajudar. Veja quais são eles na lista abaixo e descubra como melhorar enjoo de forma natural e saudável!

O gengibre pode ser consumido puro, em sucos ou virar um chá para enjoo

O gengibre é um alimento que traz diversos benefícios para o organismo. Quando o assunto é como melhorar enjoo, sua vantagem é a capacidade de relaxar os músculos e o trato gastrointestinal. Assim, ele diminui as contrações do estômago e alivia a vontade de vomitar. O chá de gengibre é uma boa opção, mas nesse momento ele também pode ser consumido em sucos ou puro – em pequenos pedaços.

Água de coco mantém a hidratação e ajuda a aliviar a pressão no estômago

Se consumida gelada e em quantidades pequenas por vez, a água de coco também pode ser um bom remédio para enjoo. Isso porque, após ingerido, o líquido diminui a pressão no estômago e o refluxo que causa as náuseas. Esse efeito também pode ser alcançado com a água comum, mas a água de coco tem outros nutrientes e é mais eficiente na hidratação.

O que é bom para enjoo: arroz e outros alimentos ricos em amido ajudam na melhora

Alimentos ricos em amido, de forma geral, ajudam a aliviar as náuseas porque começam a ser digeridos rapidamente. O arroz branco é uma boa opção, neste caso, por não ter cheiro ou sabor fortes – características que podem piorar o enjoo. Ele deve ser consumido em quantidades pequenas e, preferencialmente, em temperatura ambiente. Pães e torradas, também ricos em amido, podem ajudar na melhora por serem mais secos: assim, diminuem a quantidade de saliva na boca, que aumenta a vontade de vomitar.

A banana ajuda a melhorar enjoo por causa da vitamina B6

Além de ser uma fruta macia e fácil de mastigar, a banana pode atuar como um remédio para enjoo por ser rica em vitamina B6. Quando chega no estômago, essa substância potencializa a digestão, aliviando as náuseas. Como é fácil de ser digerida, também diminui a possibilidade de vômitos. As melhores opções para este fim são a banana-maçã e a nanica – e elas devem estar maduras.

Frutas cítricas também podem ajudar a diminuir os sintomas de náuseas

Assim como a banana, frutas como a laranja e o limão são ricos em vitaminas do complexo B. Elas potencializam a produção de ácidos digestivos e, por isso, aliviam o enjoo quase imediatamente. A laranja pode ser consumida com bagaço, já que as fibras também ajudam na digestão, mas o limão deve aparecer em sucos e chás – inclusive junto da água de coco e do gengibre.

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