O que é pitomba e quais seus benefícios? Conheça essa fruta exótica do Nordeste
Espécie nativa da Caatinga, Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, a pitomba, também chamada de olho de boi, é o fruto da pitombeira (Talisia esculenta) – uma árvore sapindácea comum em áreas tropicais e subtropicais – que pode alcançar até cerca de 12 metros de altura. Além de fornecer frutos nutritivos, o pé de pitomba também contém óleos essenciais que podem ser usados para fins medicinais. Interessante, né? Quer saber mais sobre a fruta pitomba, seus benefícios e particularidades? É só continuar lendo!
O que é pitomba e quais suas características?
Muito consumida no Norte e Nordeste brasileiros, a pitomba é uma fruta adocicada, levemente ácida, que fornece uma série de nutrientes importantes para a saúde. Redonda e pequena (tem cerca de 3 cm de diâmetro), a fruta tem uma polpa branca suculenta, que contém entre 1 ou 2 sementes, e uma casca dura de cor alaranjada. Seu nome, inclusive, vem do tupi e significa “bofetada”, “sopapo” ou “chute forte”. Outro ponto interessante é que, além de ser bastante utilizada em culinárias regionais brasileiras – a Festa da Pitomba, em especial, é uma tradição pernambucana -, a fruta também serve de alimento para diversos pássaros.
Quais os benefícios da pitomba?
Por ser uma fruta suculenta rica em nutrientes, a pitomba pode trazer uma série de benefícios para o organismo. Além de consumir a polpa in natura, é possível preparar sucos, geleias e doces diferenciados a partir da fruta. Vale destacar, ainda, que o ideal é sempre aproveitar a casca para compor receitas mais nutritivas e evitar desperdícios. Confira os benefícios dessa frutinha:
Tem um alto teor de vitaminas A, C e antioxidantes
O grande diferencial da pitomba é que ela fornece uma grande quantidade de vitaminas A e C – nutrientes que fortalecem a imunidade, melhoram a saúde da pele e dos olhos (evitam o envelhecimento precoce) e contribuem para a absorção de ferro no organismo. Além disso, a fruta tem um alto teor de agentes antioxidantes – a concentração chega a ser ainda maior na casca da pitomba, que pode ser usada no preparo de diferentes doces.
Funciona como importante fonte de ferro
Fonte importante de ferro, a pitomba também ajuda a fortalecer o sistema circulatório. Isso porque o mineral é o responsável pelo transporte de ferro entre as células e também previne problemas como a anemia (pois contribui para a formação da hemoglobina).
Tem ação cicatrizante e anti-inflamatória
Por ter um alto teor de antioxidantes e outras propriedades medicinais, a pitomba traz uma série de benefícios: tem ação cicatrizante (ajuda a acelerar a recuperação de feridas) e combate possíveis focos de inflamação. Outro ponto interessante é que é possível preparar um chá a partir das sementes da pitomba – bebida que fornece vitaminas, minerais, antioxidantes e ajuda a hidratar o organismo.
Fortalece os sistemas imunológico e ósseo
Comer pitomba diariamente é uma ótima estratégia para turbinar a imunidade, prevenir gripes e resfriados e ainda fortalecer outros sistemas do corpo. Para quem não sabe, a fruta também fornece certa quantidade de cálcio, mineral que fortalece a estrutura óssea e contribui para o processo de coagulação sanguínea.