Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é psicodrama e qual o objetivo desse tipo de terapia
Movimente-se 14/08/2020

O que é psicodrama e qual o objetivo desse tipo de terapia

Cuidar da mente e do próprio bem-estar é fundamental para ter um estilo de vida saudável. E, quando a ideia é tratar questões emocionais e buscar autoconhecimento, a terapia pode ser uma grande aliada. Mas você sabia que existem vários tipos e linhas de tratamento? O psicodrama, em especial, é uma linha terapêutica que foi criada pelo médico romeno Jacob Levy Moreno e consiste, basicamente, em usar técnicas de representação dramática. Para entender melhor o que é psicodrama e quais seus benefícios, nós conversamos com a psicóloga Michelle Lage, que esclareceu vários pontos importantes. Confira!

Afinal, o que é psicodrama é como esse tipo de terapia funciona?

Buscar métodos alternativos de terapia é uma boa dica para quem gosta de experimentar coisas novas. De acordo com a Michelle Lage, o psicodrama pode surtir um efeito muito positivo no indivíduo, e a melhor parte é que ele pode ser feito em família ou em grupo. “O psicodrama é uma abordagem terapêutica que utiliza a dramatização como ferramenta para a expressão de questões vividas pelos indivíduos. Nele, os participantes dramatizam cenas que podem dizer respeito a situações passadas, presentes ou até mesmo que ainda não aconteceram, mas que são significativas e importantes naquele contexto para um indivíduo, família, grupo ou comunidade”, explica a profissional.

“Essa dramatização tem como objetivo principal possibilitar a recuperação da criatividade e da espontaneidade de cada um, no sentido de tornar possível aos indivíduos reagir de forma mais autorregulada e menos limitada às situações. É uma abordagem que aposta na potência da ação para além da verbalização, e tem como foco o modo como cada um interage consigo e com o outro em cada circunstância”, complementa Michelle.

Em que situações o psicodrama é mais indicado?

Caso o objetivo seja ser soltar mais a sua personalidade, ser mais comunicativo (e superar a timidez, por exemplo), o psicodrama pode ser muito útil. A psicóloga explica melhor como essa terapia ajuda a buscar autoconhecimento e ressignificar acontecimentos. “Segundo o criador desta teoria, Jacob Levy Moreno, as pessoas nascem capazes de ser espontâneas e, por conta de vivências no convívio social, vão sendo limitadas nessa capacidade. Desse modo, as cenas vividas no palco do psicodrama são oportunidades de ressignificar registros, crenças e padrões limitantes e resgatar, assim, a capacidade de criatividade e espontaneidade saudáveis dos indivíduos”, afirma Michelle.

Mas engana-se quem pensa que esse método terapêutico é indicado apenas para pessoas que têm algum problema específico. Assim como praticamente todas as linhas de terapia, o psicodrama pode acrescentar e ser útil a todos os tipos de pessoas. “Penso que todos podem se beneficiar em algum nível dessa prática, pois é um processo de autoconhecimento que propõe melhorar a percepção de cada um sobre si e sobre o outro, e quando buscamos autoconhecimento nos damos a oportunidade de fazer escolhas mais conscientes e mais saudáveis”, finaliza a psicóloga.