Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 28/09/2020

O que é rejuvelac e como preparar essa bebida com quinoa, chia, linhaça e trigo

Apostar em bebidas probióticas (como o kombucha ou kefir) é uma ótima dica para quem quer manter o intestino em bom funcionamento. Afinal, elas são fontes de lactobacilos vivos benéficos que atuam diretamente na composição da flora intestinal, sendo fundamentais para o sistema digestivo a longo prazo. O rejuvelac, para quem não conhece, faz parte desse grupo seleto de probióticos que podem ser consumidos diariamente. Para que você conheça melhor essa bebida e se anime a consumi-la, nós preparamos uma matéria falando mais sobre seus benefícios e diferentes versões. Confira!

O que é rejuvelac e quais são seus benefícios?

Para quem não conhece, o rejuvelac nada mais é que uma bebida probiótica feita a partir da germinação e fermentação de grãos ou cereais (como linhaça, quinoa, trigo, chia, milho, centeio, aveia e painço) na água filtrada. Também conhecido como “elixir da juventude”, o rejuvelac ajuda na digestão, aumenta a imunidade, contribui para a destruição das bactérias nocivas do intestino, é fonte de vitaminas do complexo B e E, auxiliando na eliminação das toxinas do organismo e prevenindo o envelhecimento precoce. Não é pouca coisa, né? Quando consumido a longo prazo, o rejuvelac ajuda a manter o corpo e a mente em equilíbrio, garantindo bem-estar e mais conforto para o sistema digestivo.

Como fazer rejuvelac?

A melhor parte do rejuvelac é que ele pode ser preparado com diferentes tipos de grãos, sementes ou cereais (quinoa, chia, linhaça e trigo, por exemplo). E, independente de qual seja o alimento escolhido, o modo de preparo será o mesmo: basta seguir duas etapas básicas: germinação e fermentação. Além disso, o rejuvelac é bem versátil – pode ser consumido puro ou usado no preparo de sucos verdes, vitaminas, saladas e até em massas caseiras (pães, cookies e bolos).

1. Rejuvelac de quinoa

O rejuvelac de quinoa é um dos mais faz sucesso, pois esse ingrediente é bem nutritivo (rico em proteínas, fibras, antioxidantes e minerais) e simples de encontrar.

Ingredientes

– 1 xícara de grãos de quinoa

– Água filtrada

Para começar, você deve realizar o processo de germinação da quinoa. Lave bem os grãos em água corrente (com a ajuda de uma peneira) e, então, transfira-os para um pote de vidro bem higienizado e seco (lavado com água quente, de preferência). Em seguida, acrescente água filtrada até cobrir completamente os grãos e sobrar cerca de 3 dedos. Tampe o pote com um tecido e prenda com um elástico. Espere 12 horas e, então, escorra bem os grãos e lave-os novamente na água corrente. Deixe-os na peneira, cobertos por um papel toalha e reserve em um local arejado da cozinha – pode ser em cima da bancada. Espere de 8 a 12 horas para que os grãos comecem a germinar (fiquem com pontinhos brancos) e, então, já pode partir para a próxima etapa!

Agora que os grãos da quinoa já estão devidamente germinados, chegou a hora de partir para a fase da fermentação. Lave novamente o pote de vidro (de modo que ele fique esterilizado) e transfira novamente os grãos para o recipiente. Preencha com água filtrada novamente (cerca de 3 xícaras) e, então, tampe o pote com um tecido bem fino ou com papel toalha, usando um elástico para prender. Deixe o recipiente em um local bem ventilado e longe da luz para que o processo de fermentação ocorra bem. Espere 48 horas e prontinho! Agora, leve o pote para a geladeira e, sempre que for consumir, basta coar a bebida para separar os grãos do líquido. Assim, você consome o rejuvelac já geladinho! A boa notícia é que também é possível aproveitar os grãos de quinoa germinados para fazer novas receitas, como saladas e refogados. Bem simples, né?

2. Rejuvelac de chia

Que tal preparar um rejuvelac de chia (ingrediente rico em fibras, ômega 3 e vitaminas) para preparar um suco detox antes de iniciar o dia?

Ingredientes

– 5 colheres de sopa de sementes de chia

– Água filtrada

Para preparar, você deve seguir o mesmo passo a passo da receita de rejuvelac de quinoa. Basta deixar as sementes de chia germinarem e, então, partir para a etapa de fermentação. Uma boa dica para que fermente bem, neste caso, é misturar a chia na água com uma colher, pois algumas sementes tendem a flutuar – por isso, tente misturar para que todas fiquem bem hidratadas. Não se esqueça de conservar o rejuvelac na geladeira depois do preparo e, então, é só servir.

3. Rejuvelac de linhaça

Feito com linhaça marrom ou dourada, esse rejuvelac também é ótimo para o sistema digestivo e segue o mesmo modo de preparo dos demais.

Ingredientes

– 1 xícara de linhaça

– Água filtrada

O modo de preparo do rejuvelac de linhaça é o mesmo dos demais: deixe os grãos de molho por pelo menos 12 horas, até que eles germinem e, então, peneire a solução e deixe os grãos no mesmo pote com uma água nova pelo período de 12 a 24 horas – até que o processo de fermentação se encerre. Depois, é só armazenar o rejuvelac na geladeira e coar os grãos na hora que for consumir.

4. Rejuvelac de trigo

O rejuvelac de trigo é o mais conhecido e, geralmente, costuma ser um pouco mais demorado de fazer, pois tende a ter um processo de fermentação um pouco mais lento.

Ingredientes

– 1 xícara de grãos de trigo

– Água filtrada

Para preparar, basta deixar os grãos do trigo submersos na água até germinarem (no período de 12 a 24 horas) e, depois, coar e colocar novamente no pote (com uma água nova) e deixar fermentar por entre 12 a 24 horas. Reserve na geladeira e consuma aos poucos, da forma que preferir.

Obs.: Todos os rejuvelacs possuem uma coloração de água turva e um sabor bem azedo. Então, para garantir que a bebida probiótica está pronta, basta experimentar e checar esses aspectos. Caso a água não esteja muito turva, por exemplo, espere mais algumas horas para que o processo de fermentação continue e a bebida fique pronta.