Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 18/11/2019

O que é sêmola? As vantagens dessa farinha rica em nutrientes

Entre uma infinidade de alimentos que você deve incluir no seu dia a dia, a sêmola com certeza deve entrar na sua lista! Ela fortalece o sistema imunológico, possui alto teor de vitaminas do complexo B (essenciais para o metabolismo) e até previne doenças cardiovasculares. Mas, afinal, você sabe o que é sêmola? Conhecida também como semolina, ela é o resultado da moagem incompleta de cereais – especialmente de trigo, milho ou arroz. Possui uma textura granulada, normalmente mais grossa que a farinha, e tem vários de benefícios! Dá uma olhada nos principais!

Importante para a manutenção do sistema nervoso

As vitaminas do complexo B estão definitivamente presentes nesse cereal! Com grandes concentrações de tiamina (B1) e riboflavina (B2), a sêmola apresenta características essenciais para um bom funcionamento do corpo – sendo um antioxidante natural e uma boa forma de manter a manutenção dos nervos periféricos, fundamental para a comunicação entre os músculos e o cérebro.

Evita doenças cardiovasculares

Falando em músculos, você sabia que a sêmola também pode ser significativa para o coração? Rica em proteínas, ela estimula o ganho de massa magra, promove o crescimento e a reparação dos músculos, e apresenta grande quantidade de selênio (mineral que equilibra o HDL e o LDL) e magnésio (outro mineral perfeito para a saúde cardiovascular). A junção de todos esses elementos contribui, e muito, para um coração saudável!

É fonte de diversos minerais, como magnésio, fósforo, ferro e potássio

Minerais, em si, já são essenciais para o corpo e podem ser encontrados em vários alimentos. Mas e na sêmola? Bom, além do selênio e do magnésio, o cereal apresenta quantidades significativas de potássio, fósforo, ferro e zinco. É como um “kit” de múltiplos benefícios para o organismo! Entre eles podemos citar o fortalecimento do sistema imunológico, o equilíbrio dos fluidos corporais e o auxílio no tratamento de prevenção do câncer.

Sêmola é alternativa para a farinha de trigo

O último item da lista, mas não menos importante! Sabe aquele mito de que, para uma receita salgada de perfeita (e sem erro), é obrigatório o uso de farinha de trigo? Aqui jaz uma ilusão. A sêmola é a alternativa perfeita para o trigo, podendo ser utilizada na confecção de pães, bolos e massas fresquinhas – especialmente o macarrão. Além de ser um alimento rico em fibras e de baixa caloria. Contudo, celíacos devem tomar cuidado: a sêmola contém glúten!