O que evitar comer na menstruação e quais alimentos priorizar
Variações de humor, irritabilidade, cólica e inchaço são alguns dos sintomas que acompanham o período menstrual das mulheres. Quando se trata da alimentação então, o problema é ainda mais sério! A TPM é uma das principais responsáveis pela compulsão alimentar no auge do distúrbio hormonal – que normalmente justifica aquela vontade descontrolada de comer qualquer coisa que aparece pela frente (principalmente doces e frituras). Mas será que é bom evitar (ou priorizar) alguns alimentos durante a menstruação? Nós conversamos com a nutricionista Carolina Baliere para entender melhor sobre o assunto. Dá uma olhada!
Ter uma alimentação saudável pode amenizar (e muito) os sintomas desagradáveis da menstruação
Alimentos ricos em flavonoides (como a uva), oleaginosas, peixes e chás de plantas medicinais são alguns exemplos do que você deve priorizar durante o seu ciclo menstrual!
De acordo com Carolina, “na menstruação são produzidos mediadores inflamatórios, como a prostaglandinas, e, com isso, a interferência de uma boa alimentação, principalmente no período pré menstrual, é extremamente positiva. Assim, deve-se consumir alimentos anti-inflamatórios que tenham a função antioxidante, como frutas vermelhas, ômega 3, linhaça e alimentos verde-escuros“.
Além desses, alimentos como gengibre, alho, limão e mel também são exemplos de anti-inflamatórios naturais que podem ser consumidos na menstruação.
Doces, frituras e alimentos considerados ‘inflamatórios’ devem ser evitados durante a menstruação
A nutricionista também ressaltou quais são os alimentos que podem fazer mal ao organismo se forem consumidos no período de menstruação. Segundo ela, “devem ser evitados alimentos inflamatórios, como farinha branca, açúcar, fritura, biscoitos, doces e produtos industrializados em geral”.
Isto é, os alimentos considerados “inflamatórios” normalmente são aqueles que possuem um alto índice glicêmico e são ricos em gorduras trans, fazendo com que o sistema imunológico passe a produzir substâncias pró-inflamatórias (ou anti-inflamatórias) deliberadamente.
Nessas horas, uma boa dica é investir em alimentos naturalmente doces – como frutas frescas e cacau in natura, por exemplo – que ajudam a matar a vontade de consumir açúcar.
Alguns alimentos ajudam a aliviar a cólica
Para enriquecer ainda mais a sua alimentação e aliviar as dores de cólica, outros alimentos também podem entrar na lista. A sugestão é aproveitar os benefícios dos que são ricos em ferro (pois ajudam a diminuir fluxos intensos e coágulos menstruais), ricos em magnésio (que funcionam como um relaxante muscular) e em vitaminas B6 e E, como nozes, castanhas, banana, aveia e milho.