Para que serve a cana-de-macaco? As propriedades dessa planta medicinal
Você já ouviu falar em uma planta medicinal chamada cana-de-macaco? Conhecida também como cana-roxa, canarana e cana-do-brejo, a Costus spicatus (seu nome científico), ela é usada no tratamento de diversas dores, infecções e inflamações. Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse vegetal, nós separamos as propriedades nesta matéria!
Cana-de-macaco possui ação anti-inflamatória, antimicrobiana e diurética
Por ser rica em propriedades medicinais, a planta cana-de-macaco possui ação anti-inflamatória, antimicrobiana e diurética. Ela atua como uma espécie de suporte ao sistema imune do nosso corpo, inibindo o desenvolvimento de micro-organismos, como bactérias, fungos, vírus ou protozoários, e ajudando a fortalecer a imunidade. Além disso, também auxilia no tratamento de cálculos renais e diminui a probabilidade do desenvolvimento de doenças, como infecções urinárias, graças às suas propriedades diuréticas.
Planta medicinal também ajuda a amenizar contusões, edemas, dores nas articulações e problemas menstruais
Outro benefício da cana-de-macaco é que a planta possui propriedades que atuam no alívio de dores, como no caso da dor nas juntas (em pessoas que possuem artrite, artrose ou reumatismo) e até mesmo algumas contusões. Além disso, graças aos seus compostos adstringentes, ela também ajuda a diminuir sintomas de cólica, combatendo problemas como irregularidades, contrações excessivas provocadas no período da menstruação e enxaqueca.
Bebida também ajuda a amenizar sintomas de gripe e bronquite
A bebida da cana-de-macaco também é um ótimo chá para gripe e resfriado. Ela ajuda a reduzir incômodos como tosse, coriza e inflamações e também é usada para diminuir os sintomas da bronquite, desobstruindo as vias respiratórias.
Como fazer chá de cana-de-macaco e aproveitar os benefícios da planta?
Para fazer o chá de cana-de-macaco ou (chá de cana-do-brejo) e aproveitar os seus benefícios medicinais, o passo a passo é bem simples: você ferver 1 litro de água e adicionar 2 colheres (sopa) de folhas picadas da planta (normalmente compradas prontas) para preparar a infusão. Depois disso, deixe descansar por mais ou menos 15 minutos. Quando o chá estiver pronto, coe antes de beber e tome de 3 a 4 vezes ao dia.