Para que serve o tribulus terrestris? 5 benefícios dessa erva afrodisíaca
Você sabia que existem ervas daninhas que podem ser benéficas para o organismo? O tribulus terrestris, para quem não conhece, é uma erva rasteira (também considerada uma planta medicinal) que ajuda no controle da pressão arterial e é muito usada para aumentar a libido. Em diferentes países da Europa, inclusive, ela é muito utilizada como estimulante sexual. Quer aprender mais sobre essa planta e seus benefícios? É só continuar lendo!
Afinal, para que serve o tribulus terrestris e como usá-lo no dia a dia?
Muito presente nos países do sul da Europa e da Ásia, o tribulus terrestris é uma erva medicinal muito usada pela indústria farmacêutica no preparo de suplementos. Ela serve principalmente para auxiliar no controle de hormônios (principalmente os sexuais) e pode ser uma grande aliada para tratar impotência sexual. Além disso, ela é fonte de flavonoides e fitoesteróis (como as saponinas e quercetinas), tem ação anti-inflamatória e anticâncer. Vale destacar, no entanto, que essa erva deve ser consumida (por meio de cápsulas ou extratos) apenas com indicação médica. Não é indicado, por exemplo, preparar chá através de suas folhas. Confira os principais benefícios do tribulus terrestris:
1. Planta ajuda a aumentar a libido
O grande diferencial do tribulus terrestris é que ele tem uma forte ação afrodisíaca, atuando como estimulante sexual tanto para homens quanto mulheres. Por isso, inclusive, ela é muito indicada para auxiliar em problemas como a impotência sexual.
2. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e ajuda no controle hormonal
Outro importante benefício dessa erva rasteira é apresentar ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo – ou seja, ajuda a melhorar a imunidade e a saúde da pele e dos cabelos. Além disso, o tribulus terrestris contribui para o controle dos hormônios – tanto os sexuais quanto a insulina, por exemplo.
3. Melhora a fertilidade em homens e mulheres
Além de ajudar a aumentar a libido, essa erva medicinal também ajuda a aumentar a fertilidade e, por isso, pode ser útil para casais que querem engravidar. Isso porque ela estimula o processo de ovulação em mulheres e a espermatogênese (processo de produção dos espermatozoides) em homens.
4. Pode ajudar no ganho de massa muscular
Por estimular bastante os hormônios sexuais, o tribulus terrestris também contribui para o processo de ganho de massa muscular. Vale destacar que a testosterona, por exemplo, cumpre importante função no desenvolvimento dos músculos masculinos.
5. Ajuda a diminuir a pressão arterial
Você sabia que o tribulus terrestris também pode ser útil para o controle da pressão arterial? Isso porque ele contém uma substância chamada protodioscina que aumenta a liberação de óxido nítrico – substância que tem efeito vasodilatador. Por isso, o suplemento dessa erva pode ser útil para quem tem hipertensão.