Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pliometria: tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de exercício
Movimente-se 15/04/2020

Pliometria: tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de exercício

Para manter um bom preparo físico, é muito importante se dedicar a uma rotina de exercícios e manter uma alimentação saudável. A pliometria, para quem não conhece, pode ser definida como “treino de saltos” e tem uma proposta bem simples: fortalecer os músculos, aprimorar a elasticidade e a coordenação motora. Interessante, né? Esse tipo de treino é realizado pela maioria dos atletas e traz grandes benefícios a longo prazo. Para que você aprenda mais sobre esse exercício, nós preparamos uma matéria sobre a pliometria e como praticá-la. Confira!

Como funcionam os exercícios de pliometria?

Os exercícios pliométricos, de uma forma geral, visam o fortalecimento da massa muscular e a melhora do rendimento do indivíduo. A ideia, a longo prazo, é conseguir pular mais alto, ter firmeza na “decolagem” e “aterrissagem” dos saltos, correr mais rápido e melhorar o condicionamento físico.

Durante o treino, são realizados agachamentos seguidos de saltos – a ideia é pular em uma superfície mais alta (como escada ou caixa), trabalhando a força das pernas. Ao realizar esse movimento, as pernas tendem a ficar mais definidas, aprimora-se a velocidade, elasticidade e a coordenação motora.

Existem diferentes formas de praticar a pliometria – você pode começar dando pequenos pulos (em uma mesma superfície, por exemplo) e, depois, ir aumentando a intensidade. É possível saltar com uma perna e aterrissar com outra, por exemplo, ou saltar com as duas juntas o ideal é ir variando. Vale destacar que, para praticar esse exercício de forma segura e correta, o ideal é contar com o acompanhamento de um profissional de educação física. Assim, você recebe as instruções certas e não corre o risco de cometer algum erro e comprometer a saúde dos músculos.

Além de propor treinos com saltos, a pliometria também conta com exercícios de barras, flexões, burpees (que consiste em fazer uma flexão, levantar, fazer um agachamento e saltar, nessa sequência), atividades com bola de ginástica, pulos seguidos de agachamentos e tiros de corrida para trabalhar a explosão. Antes e depois do treino, também é importante alongar as pernas, os braços, o pescoço e beber bastante líquido.

Quais são os benefícios da pliometria?

Como já citamos, a pliometria é ótima para fortalecer os músculos, melhora o fôlego e o rendimento de todos na prática de exercícios físicos. Além disso, ela ajuda a trabalhar equilíbrio, elasticidade, mobilidade e concentração – lembrando que, ao praticar exercícios, você também melhora o humor e fortalece a imunidade a longo prazo.

Por propor exercícios de explosão e saltos, a pliometria também ajuda a gerar massa óssea e fortalecer as articulações. Assim, ela contribui para a prevenção de problemas (como osteoporose) e possíveis lesões musculares.

Veja mais