Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 13/11/2019

Que tal preparar uma torta salgada saudável? Veja opções que são uma delícia

Quem disse que as tortas salgadas não podem ser nutritivas? Ou que não são nada práticas de preparar e, por isso, só acompanham ocasiões especiais? Se você pensava algumas dessas coisas, pode esquecer! Há várias versões supersimples e saudáveis das tortinhas, e todas elas acompanham um bom cardápio de almoço ou jantar. Por isso, preparamos uma lista com 5 opções diferenciadas! Vem conferir!

1. Torta salgada de liquidificador

Chega de perder tempo na cozinha! Preparar a massa da torta no liquidificador é uma mão na roda: não leva mais do que 3 minutos e pode ser muito saudável. Você vai precisar farinha de trigo integral (pode optar também pela farinha de aveia!), leite de sua preferência (desnatado, semidesnatado, integral, sem lactose…), azeite, fermento em pó, ovos, sal e temperos a gosto. Basta bater tudo no liquidificador, deixando o fermento pro final! Fácil demais, né? Depois é só transferir a massa para uma forma untada e levar ao forno (preaquecido a 180° graus) até ficar mais firme e douradinha. E você ainda pode escolher o recheio que quiser!

2. Torta salgada de pão de forma

É isso mesmo que você leu! É possível fazer uma bela de uma torta com os pãezinhos de forma, um ingrediente que você provavelmente já tem na sua casa. Pegue aquele que está há um tempo na geladeira, perto do vencimento da validade e não desperdice nem um sequer. Para essa receita são necessários dois pacotes de pão de forma: basta colocar em um recipiente e mesclar com camadas do recheio. Vale rechear com carne, frango, palmito, milho… O que você preferir! Pode confiar, fica uma delícia!

3. Torta salgada de frango

Chegou a vez da mais clássica proteína entre os almoços de família: o franguinho desfiado. Além de ser uma carne saborosa e versátil, ele tem alta concentração de vitamina B6, que ajuda, por exemplo, a manter a saúde do coração. A base da massa da torta é a mesma que a da receita no liquidificador!

O segredo fica no recheio: você deve se lembrar de temperar bem o frango pelo menos 30 minutos antes de cozinhá-lo. Tempere com alguns dentes de alho, um pouco de pimenta-do-reino e um pouco de lemon pepper (lembrando que as pimentas são alimentos termogênicos e fazem muito bem para a saúde). Depois disso é só refogar e desfiar o frango – você poderá despejar o recheio assim que a massa estiver no ponto. Uma dica fundamental: ao invés de utilizar manteiga ou óleo de soja para refogar o frango, utilize óleo de coco! É uma alternativa supersaudável, nutritiva e não interfere no sabor!

4. Torta salgada de sardinha

Além de ser bem fácil de encontrar em qualquer mercado, a sardinha é repleta de nutrientes: rica em ômega 3, vitamina D e cálcio (tem mais cálcio do que o leite, inclusive!). Ou seja, vale a pena usar né? A receita é bem fácil, são necessárias duas latas de sardinha, cebola picada, alguns tomates cortadinhos, sal, orégano e salsinha a gosto. Prepare um refogado, misture tudo e cozinhe por uns 3 minutos. O último passo é montar a torta e levar ao forno até dourar. Vale colocar um queijinho ralado por cima para dar aquela crocância!

5. Torta salgada de atum

Mais um peixe com várias propriedades e benefícios: o atum é fonte de proteínas, ferro, magnésio, fósforo, selênio, potássio, ômega 3 e diversas vitaminas do complexo B. Motivo é o que não falta para você fazer uma torta de atum. Você vai precisar de 1 lata do peixe (de preferência ralado e sem óleo), um pouco de cebola e tomate picados para refogar, e temperos a gosto. O restante do processo é o mesmo que o da torta de sardinha! E aí, receitas aprovadas?