Quinoa, amaranto e mais: se livre do glúten com a ajuda dos pseudocereais
Os cereais são indicados para a dieta de quem quer seguir uma alimentação saudável por serem ricos em nutrientes importantes – como fibras, vitaminas e proteínas, por exemplo. No entanto, por terem glúten em sua composição, não podem ser consumidos por celíacos, que têm intolerância a este ingrediente. Mas você sabia que essas pessoas podem aproveitar os benefícios que fazem parte desse grupo de alimentos apostando nos chamados pseudocereais?
O que são, afinal, os pseudocereais?
Livres de glúten, os pseudocereais apresentam uma quantidade aproximada dos nutrientes que fazem parte dos cereais. “Entende-se por grãos semelhantes por apresentarem uma proporção aproximada em carboidratos, lipídios, proteínas e fibras comparados ao trigo. Eles até possuem algumas vitaminas e minerais em maior quantidade”, explica a nutricionista Thaís Leopoldo.
Pensando nisso, para enriquecer o cardápio de quem tem intolerância ao componente, a profissional preparou uma lista com 4 pseudocereais para adicionar já na dieta.”Eles são excelentes alternativas para portadores de alergias e intolerâncias alimentares relacionados ao glúten e a caseína”, aponta a profissional. Conheça alguns deles:
1. Quinoa
Você certamente já ouviu falar na quinoa. Mas sabia que ela também faz parte da lista de pseudocereais? Além de ser livre de glúten, essa semente é considerada um superalimento por ser rica em muitas proteínas, vitaminas, fibras, minerais e também por contar com ação antioxidante.
Para os celíacos, é uma ótima opção para substituir o arroz. E, devido ao seu baixo índice glicêmico, também é muito indicada para diabéticos.
2. Trigo Sarraceno
Outro pseudocereal muito nutritivo, o trigo sarraceno é uma semente que se destaca por ter até mais fibras que a aveia. Por isso, a melhora no funcionamento do intestino e o aumento da sensação de saciedade estão entre suas principais vantagens – e fazem com que ele seja muito recomendado para a dieta de quem precisa perder peso.
Devido ao seu sabor mais forte e amargo, ele é muito usado para a produção de cervejas sem glúten. Mas não para por aí: o trigo sarraceno também serve para o preparo de massas e de mingaus e pode ser usado como ingrediente extra em sopas e saladas.
3. Amaranto
Um dos maiores benefícios desse pseudocereal é o de atuar na prevenção do câncer, já que ajuda a regular a pressão arterial e a diminuir o colesterol ruim. Além disso, também fortalece os ossos por ser rico em cálcio, contribui para a perda de peso por contar com uma boa quantidade de fibras, funciona como um aliado para melhorar o sistema imunológico e ainda contribui para o aumento da massa muscular por ser rico em proteínas.
Para consumir esse alimento, a dica é adicioná-lo em saladas de frutas, iogurtes, sopas ou até usá-lo como substituto do arroz. Outra opção é usar o grão para preparar uma pipoca mais saudável e nutritiva.
4. Cañihua
Da família da quinoa, a cañihua é um grão que só cresce no Peru e na Bolívia. Altamente nutritivo, ele tem a proteína como uma das principais substâncias – e, por isso, pode até substituir ou intercalar a carne em algumas dietas. Dentre os seus principais benefícios, está o de regular a atividade intestinal, diminuição do colesterol ruim e aumento da energia.
O grão pode ser usado para fazer pipoca, farinhas e aparecer como ingrediente extra em sopas e saladas. Já nas bebidas, funciona como um ótimo substituto do chocolate.