
Receitas com kefir: os pratos que você pode preparar com a sua colônia
Se você faz parte do time que ama queijos, iogurtes e outros derivados superqueridos do leite, precisa conhecer o kefir: um conjunto de bactérias probióticas (benéficas ao intestino) que são usadas para fermentar bebidas. Ou seja, a partir do kefir você pode produzir o próprio leite e outras receitas em casa, consumindo algo mais leve, natural e benéfico para o organismo. Dá uma olhada nas ideias de receitas que separamos aqui!
1. Panquecas e crepes a base do kefir de leite
Você sabia que dá para usar o kefir de leite para preparar receitas de panquecas e crepes mais saudáveis? O kefir tem a vantagem de ser mais benéfico para o intestino, pois facilita a digestão e a absorção de nutrientes. Por isso, uma boa dica é preparar o próprio leite a partir desses probióticos – você pode usar para beber e até para preparar crepes e panquecas. O lado bom é que esses pratos são bem fáceis de fazer, pois você só precisa misturar o leite com um pouco de farinha, ovos, óleo e uma pitada de sol para preparar a massa. Depois, é só assar a massa em uma frigideira redonda e rechear com o que preferir. Não tem erro!
2. Vitaminas e smoothies com frutas e kefir
A partir do leite ou iogurte de kefir você também pode preparar vitaminas e smoothies deliciosos. Basta misturar a bebida com as frutas que você preferir – morangos, framboesas e bananas, por exemplo, ficam bem saborosas. Outra dica interessante é colocar um pouco de mel e até mesmo alguns cereais, como a aveia e chia, que são ricas em fibras.
3. Pão de kefir integral é uma alternativa saudável
Quem gosta de preparar pão em casa vai amar experimentar essa receita com o kefir. O processo é bem simples, pois em vez de usar o leite comum você vai usar o kefir para preparar a massa do pão. Para isso, o misture com as farinhas de trigo, de aveia e integral, ovo, margarina, azeite, fermento e outros cereais para deixar a massa mais saudável. O ideal é fazer tudo com a mão, até que a massa fique bem lisa e elástica. Depois, é só deixar no formato que você quiser e colocar para assar – vai ficar uma delícia!
4. Tortas doces ou salgadas
Você também pode preparar tortas de diferentes sabores usando o iogurte de kefir. A ideia é parecida com as receitas anteriores: é necessário misturar o kefir com outros ingredientes, tais como a farinha de trigo, ovos, sal e até mesmo o óleo de coco (que é uma alternativa mais saudável para essa receita). Você pode bater tudo no liquidificador, colocar para assar e depois rechear com o que preferir: frango, legumes e até mesmo chocolate ou frutas vermelhas. Depende da ocasião!
5. Suflê de kefir com vegetais
Mais uma alternativa saudável, o suflê de kefir com vegetais é um excelente prato para o almoço – bem leve e nutritivo. Para preparar de forma rápida, você deve começar fritando os temperos no azeite (como cebola, alho, pimenta) junto com o vegetal de sua escolha. O espinafre, por exemplo, harmoniza superbem com o kefir. Depois de fritar todos os ingredientes, é só acrescentar a farinha (que pode ser de quinua ou integral), ovos e o iogurte de kefir. Coloque tudo no forno para gratinar e sirva em seguida.
6. Okroshka é uma sopa fria a base de kefir
De origem ucraniana, a okroshka é um dos pratos mais diferentes que você vai encontrar – indicado para quem gosta de experimentar coisas novas e variar o paladar. Essa sopa é preparada com kefir de leite, cebola picada, rabanete, pepino, sal, linguiça em cubos e outros temperos. No entanto, uma boa dica é retirar a carne da receita para deixá-la mais saudável e menos gordurosa. Um dos pontos mais interessantes desse prato é que ele é servido gelado, pois é uma comida típica do verão da Ucrânia. Vale a pena experimentar!
7. Frozen de kefir com frutas vermelhas
Para o final a gente separou uma receita refrescante de frozen a base de iogurte de kefir e frutas vermelhas. O modo de preparo é bem fácil: basta bater o kefir com as frutas (morangos, amoras e framboesas ficam uma delícia), açúcar demerara e até mesmo um chocolate amargo, que dá um toque interessante. Você pode usar um mixer ou até mesmo um liquidificador para agilizar o trabalho. Coloque para gelar e, depois, é só comer o seu frozen. Muita gente também usa essa receita para preparar picolés em forminhas de plástico. Fica a dica!