Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas de caldos: verde, de feijão, de abóbora… 5 opções e seus benefícios
Guia Culinário 29/04/2023

Receitas de caldos: verde, de feijão, de abóbora… 5 opções e seus benefícios

Os caldos e sopas são aquelas pedidas clássicas dos dias frios e dos momentos em que a gente precisa de uma comida reconfortante, né? Mas o melhor é que opções como caldo verde, caldo de feijão ou caldo de legumes são, acima de tudo, excelentes pedidas para quem busca uma refeição mais leve e saudável! Por levarem diversos ingredientes nutritivos e uma boa dose de água, as receitas de caldos podem oferecer diferentes benefícios, especialmente para o sistema imunológico. Que tal saber mais sobre? A seguir, veja 5 opções de caldos deliciosos e descubra como cada um pode contribuir para a saúde do seu corpo!

1. Caldo verde pode ajudar no bom funcionamento do intestino

Se você já é fã do sabor do caldo verde, vai gostar de saber que ele é uma boa fonte de vitaminas e minerais! Isso porque a receita costuma levar batata, cebola e folhas verdes como couve manteiga. Esses ingredientes juntos oferecem boas doses de ferro, carboidrato, vitamina C e B, por exemplo, essenciais para o bom funcionamento do corpo, melhora da função intestinal e fornecimento de energia para o corpo.

Importante destacar que, para garantir um resultado final ainda mais saudável, vale apostar em substituições. Para um caldo verde mais light, experimente trocar a linguiça por pedaços de patinho ou lagarto, ou até mesmo por tofu grelhado como nesta receita aqui. Além disso, vale considerar trocar a batata inglesa pela batata doce para aumentar a sensação de saciedade.

2. Caldo de feijão é um aliado no combate à anemia

Caldos como o caldo de feijão ocupam um espaço especial na culinária brasileira, né? Feito com feijão carioca ou preto, alho, cebola e carne, esse prato entrega muito sabor e nutrientes importantes, como proteína, ferro, zinco, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B. Graças a presença do feijão, que é a estrela do prato, este caldo auxilia no combate à anemia, melhora o trânsito intestinal e promove saciedade por mais tempo.

Assim como no caso do caldo verde, é sempre válido optar por versões mais leves para deixar o prato menos gorduroso e mais nutritivo. Experimente seguir esta receita aqui para fazer uma versão do caldo de feijão mais leve e absorver ainda mais o ferro e outros nutrientes desse prato! E uma dica extra: aproveite para inserir vegetais e deixá-lo super saboroso e saudável.

3. Caldo de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Seja com cabotiá ou moranga, o caldo de abóbora é sempre uma pedida saborosa para qualquer refeição! E o melhor é que ele também é um aliado para fortalecer o sistema imunológico e para ajudar na saúde dos olhos, sabia? Isso porque o caldo de abóbora é rico em vitamina C, que ajuda a proteger o corpo contra infecções, e vitamina A, que previne problemas relacionados à visão, como cegueira e degeneração ocular.

A forma de fazer o caldo de abóbora varia bastante, mas o leite de coco ou creme de leite – que são opcionais nesta e em outras receitas de caldos – ajuda a deixar o prato com uma textura cremosa e ainda mais deliciosa. Vale o teste!

4. Caldo de legumes é rico em nutrientes, vitaminas e mineiras

A sopa ou caldo de legumes é riquíssimo em nutrientes e tem tudo que uma refeição precisa para ser considerada saudável! Os benefícios exatos vão depender dos legumes escolhidos para o caldo, mas optando pelos ingredientes clássicos como cenoura, batata, chuchu, tomate e cebola, já é possível obter vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o nosso organismo.

Na prática, o caldo de legumes é o melhor amigo da dieta: ele tem baixo teor calórico e é rico em fibras que ajudam na saúde intestinal – e, consequentemente, na digestão. Para deixar tudo ainda melhor em termos de sabor, vale a pena turbinar o caldo com ervas como salsinha, cebolinha e até mesmo outros ingredientes como cogumelos.

5. Caldo de ervilha ajuda a repor proteínas no organismo

O caldo de ervilha pode ser uma ótima fonte de proteína vegetal para a dieta de vegetarianos e veganos! Além disso, a ervilha tem baixo teor de gordura, é rica em potássio e uma ótima fonte de fibras – que não só ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue, como são responsáveis pela sensação de saciedade prolongada. Não restam dúvidas de que o caldo de ervilha é cheio de benefícios para a saúde, né?

Mas é importante lembrar que, em muitos lugares do país, o preparo do caldo de ervilha costuma envolver bacon ou linguiça para um toque defumado e salgadinho à sopa. No entanto, a versão light apenas com cebola e alho também é mais do que válida!

Veja mais