Refrigerante saudável existe! Saiba como fazê-lo em casa usando o suco da fruta
Muito encontrado em festas em geral, principalmente as infantis, o refrigerante é praticamente a bebida oficial do cinema, de pessoas que não bebem álcool e até do almoço em um dia de calor. Mas não há como negar que seu consumo excessivo pode trazer diversos malefícios à saúde. Isso porque, pela sua enorme quantidade de açúcar, ele pode aumentar tanto o seu peso quanto também contribuir para o surgimento de diabetes. Sua versão zero até não sofre com esse problema, mas possui sódio demais, o que também não é bom, pois pode causar hipertensão, osteoporose e até problemas renais. A boa notícia é que você preparar uma versão caseira e muito saudável.
Refrigerante saudável pode ser aproveitado em drinks sem álcool
Tudo bem que os sucos são bebidas muito refrescantes, ainda mais quando preparados com polpa, mas há algumas alternativas que fazem bem à saúde e podem ser adotadas em dias de calor. Uma delas é o drink sem álcool, que utiliza frutas em sua preparação. Só que muitas receitas utilizam o refrigerante como ingrediente, fazendo com que a quantidade de açúcar presente seja um pouco elevada. Claro que tomar uma vez ou outra não fará mal algum, mas se você pretende adotar essa bebida na sua dieta uma boa ideia é optar por preparar o seu próprio refrigerante.
Por que fazer o refrigerante em casa?
Além de evitar os problemas já citados, o refrigerante caseiro tem a vantagem de ser tão refrescante quanto o industrializado e ainda é produzido de forma natural. Afinal, ele é uma espécie de suco feito com água com gás, que é justamente o que irá criar aquela efervescência. Lembrando que o que engorda no refrigerante é o açúcar, e não o gás, e além disso é possível adoçar a sua bebida com produtos artificiais, como aspartame e sucralose, caso você queira.
A maior vantagem é que você ainda aproveita os benefícios da fruta que escolheu para preparar a bebida. Se a sua ideia é fazer uma soda, por exemplo, será preciso utilizar o suco do limão, que por si só tem um efeito detox no organismo. Além disso, ele previne o envelhecimento precoce, a anemia, faz bem ao coração e ainda reduz os riscos de câncer. Já se a escolha for a uva, saiba que além de ótima para a memória ela ainda faz bem para o intestino, contribui para a saúde cardiovascular e previne doenças oculares.
Modo de preparo
Como esses refrigerantes saudáveis são feitos em casa, a forma de preparo é de escolha sua, o que significa que você pode optar tanto por opções mais tradicionais quanto inovar um pouco mais. Por exemplo: em vez de fazer refrigerante de laranja você pode fazer de laranja com gengibre, o que vai somar os benefícios dos dois ingredientes.
De qualquer maneira, a receita não tem erro: basta misturar o suco que preferir com água com gás e adoçá-lo. Se ele for direto da fruta, então, melhor ainda! Afinal, basta substituir a água que você já usaria pela sua versão com gás. Se quiser também pode bater suas misturas no liquidificador, desde que você coe tudo depois. Sucos de caixa também são bem-vindos, mas o ideal é utilizar os integrais ou orgânicos por serem mais saudáveis. Não esqueça de deixar o seu refrigerante caseiro na geladeira, para ele se manter sempre gelado e refrescante.