Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Risoto de shimeji: aprenda a versão vegana da receita
Guia Culinário 24/11/2021

Risoto de shimeji: aprenda a versão vegana da receita

Nada como um risoto de shimeji para incluir uma receitinha vegana e bem saborosa no cardápio, né? O preparo é simples e promete um prato especial para você compor as principais refeições da semana. Com o Cogumelo Shimeji Branco Orgânico Taeq, o sabor está garantido! Já a consistência do risoto vai depender da maneira como o arroz será cozido. Tudo bem se você não tiver o arroz arbóreo – o mais indicado para risotos – em casa. Você vai ver que dá pra fazer risoto de shimeji com arroz do dia a dia mesmo!

1. Separe os ingredientes para risoto de shimeji antes de começar

A receita de risoto de shimeji é simples, mas tem bastante ingredientes! Você vai precisar de ½ xícara de chá de Arroz branco orgânico Taeq, 300g de Cogumelo Shimeji Branco Orgânico Taeq, 1 tomate italiano orgânico Taeq, 2 unidades de cebola orgânica Taeq, 2 dentes de alho orgânico Taeq, 2 talos de alho poró, 750 ml de caldo do cozimento de legumes (ou apenas água) fervente, 250 ml de vinho branco seco, 4 colheres de sopa de azeite orgânico Taeq, 2 colheres de sopa de Vinagre Balsâmico Orgânico Taeq, suco de 1 limão orgânico Taeq, sal e pimenta-do-reino a gosto. Tenha atenção para não faltar nada, ok?

2. Inicie o risoto de cogumelos shimeji caramelizando as cebolas e fatiando os legumes

O primeiro passo é lavar e fatiar as cebolas. Em seguida, refogue uma delas em fogo baixo. Assim que começar a caramelizar, retire do fogo e reserve. Para adiantar as próximas etapas, lave e pique o alho, o tomate, o alho poró e reserve.

3. Para reproduzir perfeitamente o risoto, shimeji deve ser cozido no azeite com Vinagre Tinto

Use a mesma panela utilizada na caramelização das cebolas para cozinhar o shimeji com 1 colher de azeite e o vinagre balsâmico. Mantenha os ingredientes em fogo baixo, acrescente o suco de limão ao preparo e desligue quando começar a dourar. Não demora muito, então acompanhe o ponto e mexa constantemente. O cogumelo é o alimento de destaque do prato, então é fundamental seguir à risca o passo a passo. Reserve enquanto prepara o arroz.

4. Risoto de shimeji simples pode ser feito com arroz branco orgânico

Se você não tem arroz arbóreo em casa, não tem problema! Os grãos podem ser substituídos pelo tipo branco. Afinal, o sabor vai estar principalmente no shimeji. Um dos segredos para alcançar a textura perfeita do risoto está em lavar o arroz muito rapidamente antes de refogá-lo com alho e azeite. Assim você garante que o amido não será retirado do arroz. Adicione o vinho e mexa até que ele evapore completamente. A partir disso, vá adicionando o caldo de legumes fervente aos poucos, de 2 em 2 conchas, e misture para absorver. Mexer sempre: esse é o truque para que o amido se solte do arroz na hora do cozimento, o que vai proporcionar cremosidade ao prato.

5. Finalize o risoto vegano de shimeji e sirva bem quente

Para dar sabor ao risoto, tempere com sal e pimenta. Na última metade do caldo, acrescente o shimeji, as cebolas caramelizadas, o tomate e o alho poró picados e mexa bem. Quando completos todos os passos da receita, o risoto de shimeji está pronto para ser servido e apreciado!