
Salada no pote: as dicas para montar e armazenar a sua
Você alguma vez já experimentou salada no pote? Longe de ser algo muito muito inovador, ela consiste em uma salada comum armazenada em um pequeno recipiente, como o próprio nome indica. Seu diferencial está na praticidade, já que é possível levá-la para diferentes lugares (como o trabalho ou um passeio ao ar livre) sem que suas folhas estraguem. Pois é, por mais que a teoria seja muito simples, existem algumas dicas para montar e armazenar a salada no pote. Continue lendo para não perder nenhuma dica!
Higienize os vegetais que você vai consumir
Antes de mais nada, é preciso higienizar os ingredientes que vão estar na sua salada no pote. Além de lavá-los em água corrente, deixe-os de molho no vinagre por aproximadamente 20 minutos. Se não gostar do sabor do vinagre, uma alternativa é colocá-los de molho na água com uma colher de bicarbonato de sódio. Inclusive, essa é a melhor maneira de eliminar boa parte dos agrotóxicos das hortaliças.
O cloro também é uma opção para matar as bactérias, mas você precisa verificar na embalagem do produto se ele pode ser utilizado na cozinha ou se serve apenas para a limpeza. Depois que os vegetais estiverem devidamente higienizados, seque-os bem com uma centrífuga própria ou então com a ajuda de um papel-toalha.
Monte do alimento mais pesado para o mais leve
Tudo limpo? Então é hora de começar a montar a sua salada no pote. Corte os alimentos da forma que preferir – a cenoura, por exemplo, pode aparecer em pedaços ou ralada – e os organize de acordo com o peso. Por exemplo, legumes como rabanete e beterraba devem ficar no fundo. Depois temos os alimentos um pouco mais leves, como brócolis, ovo de codorna e tomate. Por fim, os vegetais folhosos, como rúcula e alface.
Caso seja feito da forma inversa as folhas podem amassar ou rasgar com o peso dos outros ingredientes – embora tenha gente que prefira, porque assim as folhas não ocupam tanto espaço, mas fica a seu critério. Além disso, seguir a ordem do mais pesado para o mais leve vai fazer com que a comida fique fresca por mais tempo.
Se quiser, também é possível acrescentar algumas sementes nessa salada, como quinoa e chia. Nossa dica é deixá-las por último, mas como elas não pesam muito, a ordem não chega a fazer tanta diferença. Já se for colocar alguma carne, que seja na segunda camada. Antes de consumir a salada, é só chacoalhar o pote fechado e, se necessário, usar um garfo para misturar melhor.
Tempere apenas quando for comer a salada
Sentiu falta do molho? Ele deve ser levado em um potinho à parte, porque a sua presença diretamente no mesmo pote da salada faz com que a oxidação dos alimentos seja mais rápida. Se o objetivo é manter a salada fresca por mais tempo, o ideal é deixar para acrescentá-lo apenas na hora de comer salada. Isso vale também para temperos em geral, como azeite e sal.
Como armazenar a salada no pote
Agora que você já aprendeu a montar a sua salada, é importante saber como armazená-la. Aqui não tem mistério, já que basta colocar o pote de geladeira. Se for levar para algum lugar, invista nas embalagens térmicas para o transporte. Em relação ao tempo na geladeira, tudo depende da proteína. Se você apostou no frango ou na carne vermelha, a salada no pote pode durar até 5 dias. Se o ingrediente escolhido foi atum, deixe armazenado por no máximo 2 dias. Com essas dicas você não vai ter mais desculpas para não comer salada, viu?