Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tipos de jambo: vermelho, branco, rosa ou amarelo? Veja diferenças e benefícios
Guia Culinário 08/12/2020

Tipos de jambo: vermelho, branco, rosa ou amarelo? Veja diferenças e benefícios

Parente da goiaba, da pitanga e do jamelão, o jambo é uma fruta asiática facilmente encontrada na região Norte do Brasil. Conhecido popularmente como jambo-rosa ou jambo-vermelho, o alimento que ajuda a evitar diversas doenças possui outras variações além da cor rosada – é possível encontrá-lo nas cores branco, vermelho, amarelo ou rosa. Para conhecer as diferenças entre cada um dos tipos de jambo e seus benefícios para a saúde, dá uma olhada na matéria!

Jambo-rosa é fonte de fibras e antioxidantes

Composto por aproximadamente 20% de água e 20% de fibras, o jambo-rosa (Syzygium jambos) é uma fruta extremamente nutritiva. Além de ser usada para melhorar a digestão e até mesmo para hidratar o corpo, o alimento é rico em antioxidantes que fazem muito bem para a saúde da pele, prevenindo o seu envelhecimento precoce e combatendo a ação de radicais livres. Seu fruto possui de 4 a 5 cm de comprimento e diâmetro, o ápice achatado e a polpa semelhante à do jambo-vermelho. Por ser a espécie de jambo mais comercializada atualmente, ele pode ser encontrado no Norte, no Nordeste e no Sudeste do Brasil.

Jambo-vermelho é rico em vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas

Chamado também de jambeiro, jambo-roxo e “eugenia” no Nordeste, o jambo-vermelho (Syzygium malaccense) é oriundo de uma árvore que pode alcançar até 20 metros de altura. Extremamente nutritiva, ela é rica em vitaminas A, B1 e B2, é fonte de ferro e fósforo e também possui carboidratos, antioxidantes (como a antocianina) e proteínas em sua composição. Em algumas regiões da Malásia, seu país de origem, o líquido obtido a partir da fervura da casca da árvore da fruta é utilizado para aliviar dores de estômago e diarreia.

Obs.: A título de curiosidade, o pigmento do jambo-vermelho é usado como uma alternativa não tóxica para a indústria cosmética! Ele substitui metais pesados como o chumbo e o cádmio em alguns produtos e pode ser útil na produção de batons à base de manteiga.

Jambo-branco é nutritivo e exótico

Conhecido como maçã d’água, fruto de sino ou jambo albino, o jambo-branco (Syzygium aqueum) é o tipo mais exótico de todos. Nativa do sudeste asiático, a espécie pertence à família Myrtaceae e ainda é pouco encontrada no Brasil. O sabor adocicado – semelhante ao de uma maçã – e a textura aguada – parecida com o interior de uma melancia – conferem características únicas à fruta, que é fonte de ferro, proteínas e vitaminas.

Jambo-amarelo é a variação mais doce da fruta

Apesar de não ser tão conhecido quanto o rosa e o vermelho, o jambo-amarelo é o mais doce de todos os tipos. Ele pode ser consumido in natura ou usado no preparo de sucos, geleias e compotas. Assim como as suas variações, ele também é rico em antioxidantes, reúne os benefícios das vitaminas A, B1 e B2, é fonte de potássio, zinco e magnésio e funciona como um excelente diurético, especialmente para quem sofre com a retenção de líquidos.