Tipos de milho: verde, azul, roxo… Conheça os benefícios de cada um
O milho é um tipo de grão pra lá de versátil na culinária ao redor do mundo! Mas já parou para pensar que isso se deve aos diferentes tipos de milho que existem? Na prática, os grãos são classificados em cinco: duro, doce, de pipoca, farináceo e dentado. Além disso, eles também podem ser encontrados em cores diferentes, como o milho roxo, azul, branco e o clássico milho verde. E então, que tal conhecer mais sobre essas variedades e seus benefícios? Confira um resumo aqui embaixo!
1. Milho verde é rico em fibras e tem baixo índice glicêmico
O milho verde é aquele amarelinho que consumimos como espiga aqui no Brasil. Na verdade, o termo ‘verde’ quer dizer que ele é colhido antes de estar maduro – e é por causa dessa colheita estratégica que conseguimos comê-lo ainda macio. Legal, né? Assim ele pode ser usado até mesmo para sucos, mingaus e sorvetes!
Esse tipo de milho é rico em fibras e tem baixo índice glicêmico, por isso, pode ser um bom aliado da dieta. Graças a essas características, o milho verde mantém a sensação de saciedade por mais tempo e, de quebra, libera açúcar no sangue de forma gradual enquanto é digerido – o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
2. Milho azul possui propriedades anti-inflamatórias
O milho azul é muito comum na culinária mexicana e também em países da América Latina. Esse é um tipo de milho de grão duro, que acaba sendo mais usado para fazer farinha e, a partir disso, outras receitas como tortilhas, por exemplo.
Uma das vantagens do milho azul se dá por conta da presença das antocianinas – que são flavonóides com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Na prática, isso significa que o consumo desse tipo de milho pode ajudar a reduzir inflamações no corpo e proteger as células contra danos oxidativos.
3. Milho roxo pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas
O milho roxo, assim como o milho azul, também contém antocianinas – por isso, tem propriedades antioxidantes e ajuda a combater a ação dos radicais livres. Outra vantagem é que este tipo de milho pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas e até mesmo auxiliar no controle e redução do colesterol LDL (ou ‘colesterol ruim’) já que a antocianina diminui os níveis de gordura no sangue.
Sobre o uso do milho roxo na dieta, vale lembrar que ele pode ser usado em diferentes receitas de saladas, risotos e até mesmo vitaminas – especialmente quando usado na versão de milho roxo em pó.
4. Milho branco contém substâncias importantes para a saúde dos olhos
Se você já comeu canjica ou mungunzá, sobremesa famosa aqui no Brasil, o milho branco já fez parte da sua alimentação! Ele é fonte de carboidratos e vitaminas muito importantes, e tem um diferencial: pode fazer muito bem para a saúde dos olhos!
Isso porque o milho branco contém carotenóides, especificamente do tipo zeaxantina e luteína, que são importantes para a saúde dos olhos. Elas ajudam a prevenir a perda da visão e também doenças oculares. Considerando os benefícios e as possibilidades de receita que esse tipo de milho oferece, vale a pena inserir o consumo na rotina, né?