
Tomate é fruta ou legume? Descubra a verdade sobre o que é esse alimento!
Afinal, o que é o tomate? Um dos maiores dilemas alimentares de todos, o tradicional ingrediente das mais diversas receitas mundo afora carrega essa dúvida permanente: ele é fruta ou legume? Você sabe responder? Por isso, vamos desvendar esse mistério de vez e apresentar os benefícios desse alimento tão querido por nós, amantes da gastronomia saudável!
Sem rodeios: nem fruta, nem legume! O tomate é um fruto ou, sendo ainda mais preciso, uma saborosa hortaliça. Dono de propriedades nutricionais poderosas, sabor bem característico e tipos diversos, o alimento, segundo a nutricionista Sheila Basso, é um daqueles ingredientes que nunca podem faltar em nossos cardápios do dia a dia. Ela explica as razões de o tomate não ser um legume:
“Utilizamos a denominação legume quando as partes comestíveis são os frutos, as sementes ou as partes que se desenvolvem na terra, como abobrinha, batata, berinjela, cenoura, mandioca… O tomate é um fruto. É um alimento de grande importância para a saúde, pois contém diversos componentes benéficos como betacaroteno, vitamina C, vitamina E e minerais, como cálcio e potássio. Mas, o principal componente do tomate aliado à saúde é o licopeno”, explica a nutricionista Sheila Basso. Ela destacou abaixo outros benefícios do alimento:
Conheça mais sobre o tomate: 4 benefícios do fruto para a saúde
1 – Protege o organismo: Encontrado em grande quantidade, o licopeno é o pigmento responsável pela coloração do tomate. Essa substância tem importante ação antioxidante no organismo humano. “Ele age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos (envelhecimento celular), além de estimular a função do sistema imunológico”, analisa Sheila.
2 – Previne o câncer: Segundo a nutricionista, diversos pesquisadores encontraram ação positiva do licopeno sobre o câncer de próstata e outros: “Também foi demonstrado que o licopeno reduz o câncer intestinal, estomacal, da bexiga, do colo uterino, da pele e dos pulmões. Além disso, o licopeno pode prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, em especial a aterosclerose, reduzindo o risco de infarto”, ressalta a profissional.
3 – Fortalece o sistema imunológico: O fruto também é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante responsável por fortalecer o sistema imune, prevenindo o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras inflamações. A substância também atua na diminuição dos estresses cotidianos, melhorando nosso humor.
4 – Reduz os riscos de diabetes: O tomate também é uma boa fonte de cromo, um mineral conhecido por regular os níveis de açúcar no sangue, controlando a glicose e prevenindo a doença. O cromo ainda ajuda a proporcionar saciedade, favorecendo um emagrecimento saudável.
Recomendação de consumo do tomate
Versátil e saudável, o tomate pode ser consumido cru, em molhos ou desidratado (tomate seco): “Para obter estes benefícios de proteção à saúde, é recomendado o consumo de pelo menos uma unidade média de tomate ao dia (aproximadamente 100g) ou então seis unidades de tomate do tipo cereja por dia. Para aumentar a biodisponibilidade de licopeno no tomate cru, consuma o tomate com um pouco de azeite de oliva”, finaliza a profissional.
*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri