Veja quais alimentos evitam problemas no sistema nervoso e passe a viver melhor
O sistema nervoso central exerce uma das funções mais importantes do nosso corpo – afinal, é ele o responsável pelo recebimento e processamento de todas as informações enviadas para o nosso cérebro. Sabe o simples ato de levantar a mão para pegar uma caneta? Então, ele está sendo executado justamente por essa parte que fica entre o encéfalo e a medula espinhal.
Sabendo disso, já dá para entender bem como cuidar desse sistema é indispensável, seja buscando ser mais organizado no dia a dia ou mesmo praticando exercícios físicos para que o hormônio do bem-estar seja liberado. Mas você sabia que a refeição também pode ser uma aliada? Existem alguns alimentos que ajudam a evitar o surgimento de doenças que podem prejudicar essa parte do nosso corpo.
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B ajudam a fortalecer o sistema nervoso
Além do fornecimento de mais energia para o organismo, as oito vitaminas do complexo B também são conhecidas pelos benefícios que entregam à saúde mental. Sendo assim, na hora de montar um cardápio que ajude a evitar doenças no sistema nervoso central, os alimentos ricos nessas substâncias não podem ficar de fora da dieta. Dentre os alimentos ricos nessa substância – e que, consequentemente, fortalecem o sistema nervoso central -, estão a levedura de cerveja, os cereais, as carnes, os ovos, as folhas verdes, o feijão, o pólen e a beterraba.
Cálcio não é só bom para os ossos: alimentos ricos no nutriente também ajudam a desenvolver o sistema nervoso central
O cálcio é muito conhecido por ajudar a fortalecer os ossos e, assim, evitar doenças como a osteoporose. Mas você sabia que essa não é a sua única função? Ele também ajuda a desenvolver o sistema nervoso central. O leite, como um dos alimentos mais ricos nessa substância, é indispensável na dieta de quem está em busca de opções para cuidar dessa área. Além dele, também vale apostar em refeições com amêndoas, grão de bico, azeitonas e – para a alegria dos apaixonados por doce – chocolate amargo.
Falta de magnésio pode gerar problemas de fundo nervoso
Alimentos com magnésio – como frutas secas, leguminosas, cereais, batata e abóbora – também são recomendados para evitar o desenvolvimento de doenças no sistema nervoso central. Colesterol alto e hipertensão estão entre os problemas que podem aparecer devido a uma deficiência do mineral no organismo. Além disso, também chamam atenção os que estão diretamente ligados às emoções. Dentre eles estão ansiedade, ataques de pânico, insônia e irritabilidade – problemas que afetam diretamente o sistema nervoso central e podem causar o seu desequilíbrio.
Ácidos graxos essenciais auxiliam na transmissão dos impulsos nervosos
Os ácidos graxos essenciais estão entre as substâncias que não conseguem ser produzidas pelo nosso organismo – e, por isso, é necessário recorrer a alimentos ricos nesse nutriente para que o corpo consiga aproveitar os seus benefícios. E uma das vantagens que merece destaque é justamente a de auxiliar o bom funcionamento do sistema nervoso central, já que eles ajudam diretamente a transmissão dos impulsos nervosos. Para que o organismo receba esse nutriente, a dica é consumir alimentos como linhaça, abacate, óleo de soja ou de girassol, oleaginosas e peixes em geral, como salmão.