Você conhece a caponata? Saiba como e por que preparar esse prato italiano
Quem gosta de experimentar pratos de culinárias diferentes vai amar a caponata – uma pasta de origem italiana muito usada como tira gosto em festas e eventos. Ela é feita com ingredientes nutritivos e saudáveis, como berinjela, tomate, cebola, pimentão e temperos diversos. Para servir, você pode usar fatias de pães e torradas, que são acompanhamentos perfeitos. Quer aprender a fazer esse prato? Nós te ensinamos o modo de preparo e listamos os benefícios dessa pasta tão nutritiva. Você pode preparar para receber visitas e amigos em casa – fica a dica!
Caponata é feita basicamente a base de berinjela e ingredientes como tomate, pimentão e cebola
Para preparar a caponata você vai precisar de berinjela, pimentão (tanto verde quanto amarelo e vermelho), cebola, tomate, alho picado, azeitonas, azeite para refogar e temperos diversos, como sal a gosto, pimenta-do-reino, cheiro-verde (salsinha e cebolinha) e até mesmo uvas passas para quem gosta.
O lado bom é que o preparo desse prato é bem simples: basta picar todos os ingredientes (lembrando que a berinjela deve ser usada em maior quantidade) e depois refogá-los em uma panela. Comece refogando a cebola e o alho no azeite e, depois, vá acrescentando os outros ingredientes. Algumas pessoas preferem preparar a caponata no forno, colocando todos os ingredientes em uma travessa (com bastante azeite por cima) e deixando por algumas horas. O problema é que esse modo de preparo acaba sendo mais demorado, mas também fica uma delícia!
Receita é composta por ingredientes saudáveis e nutritivos
Uma das grandes vantagens da caponata é que ela é composta, principalmente, por legumes e frutos ricos em vitaminas, minerais e fibras. A berinjela, em especial, é um legume fonte de vitaminas C e do complexo B, fibras e minerais como cálcio, potássio, ferro e zinco. Ou seja, ajuda a fortalecer os sistemas imunológico, nervoso e cardiovascular, além de contribuir para a saúde dos ossos e músculos. Frutos como o tomate e o pimentão também trazem benefícios, pois são fontes das vitaminas A, C e de antioxidantes.
Para que a receita fique mais saudável, tente caprichar nos temperos e reduzir a quantidade de sal
Se você quer preparar uma caponata mais saudável, a nossa dica é tentar reduzir ao máximo a quantidade de sal usada e, para compensar, caprichar nos temperos – pimenta, salsinha, cebolinha e por aí vai. O sódio em excesso tende a aumentar a pressão arterial, pode ocasionar problemas no coração e ainda levar à osteoporose (pois retira o cálcio dos ossos). Por isso, o mais indicado é evitar o uso do sal – tanto no preparo da caponata quanto em outras receitas do dia a dia.