Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 27/01/2021

Você sabia que existem tipos de abobrinha? Conheça as variedades da hortaliça

Para variar no cardápio diário, é sempre possível preparar saladas, refogados, gratinados, chips e diferentes receitas com abobrinha. Mas você sabia que existem diferentes tipos dessa hortaliça? Embora sejam bem parecidas, as variedades desse fruto têm pequenas diferenças (principalmente com relação ao formato) que devem ser levadas em conta. Por isso, nós preparamos uma matéria falando mais sobre os tipos de abobrinha, suas diferenças e peculiaridades. Confira!

Quais são os principais tipos de abobrinha?

É importante destacar que os tipos de abobrinha, embora tenham algumas diferenças, não costumam variar muito em termos nutricionais – todos fornecem fibras, vitaminas e minerais indispensáveis para o organismo. Confira as principais variedades da hortaliça para variar no seu preparo:

1. Abobrinha menina (brasileira) tem uma parte alongada que se conecta a uma mais larga e redonda

Esse tipo de abobrinha se destaca por ser o mais conhecido e utilizado no Brasil. Além de fornecer carotenoides (substâncias antioxidantes), vitaminas A, C e diferentes minerais, esse vegetal é bem versátil e costuma ser indicado para o preparo de refogados, chips e lasanhas caseiras. O grande diferencial da abobrinha menina é que ela possui um formato semelhante ao de um pescoço: possui uma parte mais alongada e estreita que se une a uma parte mais arredondada e larga, com casca verde clara e umas partes mais escuras.

2. Abobrinha italiana possui um alto teor de potássio e tem um formato alongado

Assim como a brasileira, a abobrinha italiana também é bastante consumida no Brasil – geralmente indicada para o preparo de refogados, gratinados e também fica ótima recheada (com carne moída ou vegetais, por exemplo). O diferencial é que ela possui um teor mais alto de potássio que os demais e um formato mais alongado, com casca verde clara e algumas listras verde-escuras.

3. Abobrinha amarela tem um sabor mais delicado que as demais

Como o nome já sugere, a abobrinha amarela tem uma casca amarela brilhante, um formato bem alongado e costuma ser usada no preparo de chips, refogados, suflês e até mesmo de espaguete vegano. Além de ser fonte de fibras e minerais importantes, que auxiliam na digestão, essa hortaliça tem um sabor mais delicado que os demais tipos.

4. Abobrinha paulista é a brasileira colhida precocemente

Considerada a melhor alternativa para aumentar a ingestão de fibras, a abobrinha paulista também deve ser incluída no cardápio – usada geralmente para o preparo de refogados e espaguetes. Vale destacar, no entanto, que ela não é propriamente um tipo diferente da hortaliça, pois consiste apenas na abobrinha menina colhida precocemente, com listras verdes mais claras.

5. Abobrinha libanesa tem casca verde-escura e se assemelha nutricionalmente à italiana

Semelhante nutricionalmente à italiana, a abobrinha libanesa se destaca por ter um alto teor de potássio e outros minerais importantes (como fósforo, zinco, cobre e manganês). O diferencial desse tipo é que ele tem uma casca verde-escura brilhante e um formato bem alongado. Para variar no seu preparo, o ideal é apostar em receitas de refogados, gratinados ou na clássica abobrinha recheada, que faz bastante sucesso!