Volte a pular corda: descubra os benefícios do exercício
Com a correria do dia a dia, nem sempre encontramos tempo para relaxar e, muito menos, praticarmos atividades físicas. Seja pelo cansaço, motivação ou, até mesmo, falta de dinheiro, muito gente deixa a saúde de lado e não consideram os problemas que rondam os maus os hábitos. Mas, para quem ainda busca melhorar a qualidade de vida, um exercício que te traz ótimas recordações da infância pode tirá-lo do sedentarismo e otimizar o seu sistema circulatório: pula corda!
Pular corda é uma das atividades que mais queima calorias. É possível queimar até 600 calorias em 30 minutos. A atividade fortalece os músculos superiores e inferiores, trabalha pernas e glúteos, e, além de tudo, ajuda a combater a celulite e a osteoporose.
Isso tudo se deve pelo esforço corporal exigido pela brincadeira de criança. Ela desenvolve a agilidade e a coordenação motora do praticante, combate o estresse e trabalha equilíbrio, ritmo, impulsão e força muscular. O preparador físico Rodrigo Fernandes preparou um treino específico para adultos. Se você está há muito tempo sem praticar exercícios, não exagere no início para evitar dores e mal estar.
Após aquecer, faça a série:
1- Pule tirando os dois pés do chão ao mesmo tempo e faça 60 repetições;
2- Pule alternando as pernas e elevando os joelhos e faça 60 repetições;
3- Pule com uma perna só de cada vez e faça 30 repetições em cada perna;
4- Pule para frente simulando o movimento da corrida e faça 60 repetições;
5- Pule abrindo e fechando as pernas e faça 60 repetições;
OBS: Para iniciantes, o recomendado é que faça trinta minutos de exercício, alternando os movimentos até completar o tempo. Tente iniciar com 2 minutos de cada exercício, descansando 1 minuto. E lembre-se: É sempre importante, e necessário, consultar um médico ( o um professor de educação física) antes de começar qualquer atividade esportiva. Eles passarão avaliações físicas para orientar o grau de desgaste que você poderá ter, sem maiores problemas ou consequências.