A água do mar e seus benefícios para a saúde: Saiba como ela ajuda o organismo
Ir à praia, pegar sol e dar um mergulho no mar, para aproveitar as altas temperaturas do ano, é mais do que uma prática relaxante de lazer, é sinônimo de saúde! Além de trazer paz e refrescância ao corpo e à mente, quando entramos em contato com a água salgada, o nosso organismo também responde da melhor foma, fortalecendo, desde questões estéticas, como a pele, até o combate de doenças. Saiba mais sobre os benefícios do banho de mar para a sua vida!
De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, assim como diversos alimentos saudáveis que ingerimos no dia a dia e que fortalecem o organismo, o mar também é fonte de propriedades importantes para o bom funcionamento do corpo. Segundo a profissional, a água salgada possui elementos curativos e que facilitam a boa hidratação na pele, diminuindo possíveis reações alérgicas e coceiras:
“A água do mar é rica em diferentes sais minerais e alguns metais que ajudam a cicatrizar a nossa pele, em especial cálcio, magnésio, sódio, potássio e o ferro. O próprio cálcio e o magnésio são dois minerais importantíssimos para a recuperação de feridas. Segundo estudos, outro ponto interessante é que a água do mar não irrita a pele”, destaca a profissional, ressaltando: “Por isso, sempre que atendo pacientes com pele extremamente secas recomendo o banho de mar. Crianças com dermatite atópica também melhoram muito com este tratamento. A psoríase, por diminuir a reação imunológica provocada pele doença na pele, também tem um ótimo resultados com os banhos de mar”, destacou.
5 benefícios da água do mar para a pele
1 – Relaxa o corpo: O balanço das ondas do mar proporcionam relaxamento natural, acalmam e amenizam os sintomas de estresse e ansiedade. Por isso, quando as pessoas estão muito nervosas e precisam descansar, optar por viajar para lugares que possuem praia é uma sábia decisão. Além disso, até a brisa do mar traz a sensação de bem-estar e pode ajudar a limpar os pulmões.
2 – Fortalece o sistema imunológico: Segundo estudos, a presença do cloreto de sódio encontrados na água marinha fortalece o nosso corpo contra as bactérias e inflamações, melhorando assim o funcionamento das células do nosso organismo. “Por conta do pH de 8 na água do mar, diminuímos a colonização de algumas bactérias que podem ser perigosas na nossa pele. Uma muito conhecida é o Staphilococos aureus. Esta bactéria é muito comum na pele de pacientes com dermatite atópica e é capaz de desencadear recorrências das crises de inflamação”, ressalta a Dra. Gabriella.
3 – Diminui as propensões alérgicas: A água do mar diminui os sintomas de doenças dermatológicas como dermatite atópica e psoríase e apresenta uma diminuição de reações alérgicas na pele, por diminuir a vermelhidão e a coceira.
4 – Efeito cicatrizante: Já experimentou estar com algum machucado no corpo e tomar um banho de mar? Rica em sódio e iodo, a água salgada possui efeito cicatrizante e antisséptica, ajudando na cura de ferimentos e machucados.
5 – Proporciona energias positivas: Impossível não se sentir bem após um delicioso mergulho no mar, não é verdade? A composição da água ajuda a energizar o nosso organismo, traz a sensação de bem-estar e relaxamento.
Cuidados com a pele após o banho de mar
Os cuidados com a pele são extremamente importantes, sendo válido ressaltar que, após o banho de mar, mesmo com tantos benefícios, é imprencidível o uso do protetor solar. “Segundo estudos, quando nos expomos a água rica em sal, diminuímos a nossa proteção ao raios ultravioletas B, isto quer dizer que ficamos vermelhinhos mais cedo do que se não tivéssemos nos exposto a água do mar”, finaliza a Dra. Gabriella.