Gravidez saudável aos 40 anos: Veja como manter um gestação sem riscos à saúde
Mãe aos 40 anos. Se antigamente a gravidez nessa idade era considerada tardia e, até mesmo, perigosa, hoje em dia, cada vez mais, vemos mulheres chegarem a essa faixa etária ainda com o sonho do primeiro filho. A melhor notícia é que, além da quebra desse tabu, a evolução da medicina possibilita uma gestação natural e sadia para quem engravidou ou deseja engravidar durante essa fase da vida.
20, 30, 40… Não importa a idade. Os segredos de uma gestação estão nos cuidados com a saúde e, claro, um acompanhamento médico períodico. Atualmente, a gravidez após os 40 anos, apesar dos riscos naturais, se tornou mais acessível, tranquila e, de certo modo, benéfica às mulheres. O ginecologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Rodrigo Pereira de Freitas, nos explica melhor, tira as dúvidas e analisa as principais questões sobre o tema. Confira abaixo!
Gravidez aos 40 anos: Riscos, cuidados e vantagens
– Você acha que houve um crescimento no número de mulheres que optaram por ter filhos mais tarde?
“Sim, sem dúvida alguma. O número de gestações ditas tardias vem aumentando progressivamente por causa do papel social adquirido pela mulher nas últimas décadas. Os relacionamentos tendem a acontecer mais tarde, o desejo da realização profissional e independência financeira são alguns dos fatores comportamentais que explicam esta tendência. Em torno de 30 a 35% das minhas pacientes gestantes estão acima de 35 anos. O fato é tão corriqueiro que atualmente muitas recorrem ao congelamento de óvulos para uma gestação mais tardia, com uma melhor qualidade dos gametas. Há algum tempo isto era algo impensável, distante da nossa realidade.”
– Quais são os principais cuidados que a mulher deve ter ao engravidar aos 40 anos?
“A gestação após os 40 anos é mais propensa a ter alguns problemas em sua evolução, como o abortamento, a hipertensão arterial, o diabetes gestacional, as alterações cardiovasculares e o trabalho de parto prematuro. Todas as mulheres devem procurar seu médico antes de engravidar para checar o estado atual da sua saúde. Para as futuras mamães que tiverem esta idade isto é ainda mais importante, por conta dos riscos mencionados. Além do mais, o casal precisa estar ciente dos riscos maternos, fetais e da dificuldade de engravidar, que aumenta progressivamente após os 35 anos.”
– Existem vantagens de ter uma gravidez tardia?
“A gestação tardia não apresenta só riscos, traz vantagens também. Com a maturidade têm-se uma visão diferente do que é ser mãe, mais experiência e sabedoria para compartilhar com os filhos, maior estabilidade financeira, profissional e até do relacionamento conjugal, inclusive com um desejo maior da gestação pelo casal.”
– O pré-natal é diferente de uma mulher que engravida aos 25 anos?
“Sim, baseado nos riscos aumentados de algumas patologias e intercorrências, as consultas devem ser em intervalos menores com exames específicos para o rastreamento e monitoramento das possíveis alterações.”
– Há alguma alimentação específica para as gestantes de 40 anos?
“Toda mulher grávida deve adotar uma alimentação específica, rica em nutrientes, proteínas, cálcio e fibras. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a própria gestante e para o desenvolvimento do seu bebê.”