O que é rugby? Conheça esse esporte que vem se popularizando no Brasil
O rugby é um esporte de origem inglesa que vem se popularizando e muito no Brasil nos últimos anos. Muitas vezes confundido com o futebol americano pelo formato oval da bola, o rugby é baseado em passes ágeis e força física. As partidas costumam ser aceleradas e bem energéticas devido ao embate físico e à extensão do campo. Descubra mais sobre o que é rugby e se você combina com o esporte!
Rugby no Brasil
Por incrível que pareça, o rugby no Brasil é uma modalidade antiga que já está presente no país desde 1891, ano oficial de seu surgimento. Segundo os relatos da época, as partidas do esporte começaram a ser executadas em Salvador, na Bahia.
Apenas em 1963 que a União de Rugby do Brasil (URB) foi criada. Em 1970, a URB se transformou na Associação Brasileira de Rugby (ABR) e, somente 40 anos depois, foi fundada a atual Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Nos dias atuais, é a CBRu que coordena os campeonatos nacionais e as participações internacionais.
Qual o objetivo do rugby?
Como qualquer esporte, o rugby tem como objetivo principal a pontuação. O try no rugby é similar ao gol do futebol tradicional ou ao touchdown do futebol americano. Para pontuar, os jogadores precisam alcançar a linha do gol, conhecida também como linha do H, e encostar a bola no chão.
Normalmente, os atletas correm em alta velocidade e acabam mergulhando no gramado para poderem marcar o ponto e fugir dos oponentes. No fim, o time que mais pontuar ganha a partida! Após o try, o time que marcou tem direito a um chute direto para o travessão, o que é chamado de conversão.
Regras do rugby
Há duas formas de jogar rugby. A versão Rugby XV é feita com 15 jogadores em 2 tempos de 40 minutos. Já na versão Rugby Sevens, cada time conta com 7 jogadores e a disputa acontece em 2 tempos de 7 minutos.
Para as duas variações, as principais regras do rugby são relativas aos passes e as formas de armar as jogadas. No ataque, o time só pode realizar passes com as mãos para o lado ou para trás; passes para frente só podem ser feitos com os pés.
No confronto físico, o jogador só pode derrubar o rival que estiver com a bola nas mãos ou se ele próprio estiver carregando a bola e defendendo-a. Esta ação é conhecida como tackle e só pode atingir o oponente da linha do peito para baixo.
Como se pontua no rugby?
Há quatro maneiras diferentes de se pontuar no rugby: try, conversão, falta por penalidade e drop goal. Como já mencionado anteriormente, o try é o objetivo principal da partida por ser a jogada mais valiosa e valer 5 pontos.
O chute de conversão é realizado logo em seguida do try e vale 2 pontos, assim como o lance por penalidade. A diferença entre os dois é que o segundo só acontece em caso de falta. O drop goal é um chute “bate-pronto” que pode ser executado em qualquer momento da partida e vale 3 pontos. E aí? Deu vontade de jogar?