Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 superalimentos pouco conhecidos que você deveria incluir na dieta
Guia Culinário 24/04/2019

6 superalimentos pouco conhecidos que você deveria incluir na dieta

O termo superalimento vem se popularizando cada vez mais entre pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável. Afinal, ele caracteriza uma série de alimentos que, por si só, possuem tantos benefícios que seu consumo é ainda mais indicado que os demais, por mais que eles se tratem de orgânicos. Embora gengibre e açaí sejam algumas das opções mais lembradas, há outras não tão conhecidas que ainda assim valem muito a pena acrescentar na dieta. Saiba quais são elas:

Babosa tem propriedades medicinais

A famosa aloe vera, também chamada de babosa, é uma planta muito conhecida pelos seus poderes medicinais. Em primeiro lugar, seu gel é usado como anti-inflamatório e cicatrizante, ajudando a tratar problemas que vão de dermatite a feridas. Esse gel também é muito usado em massagens, ajudando a aliviar tensões de uma maneira geral, o que inclui as tão temidas enxaquecas.

Outra vantagem da babosa é que ela ajuda a fortalecer o cabelo e a hidratar a pele, evitando o envelhecimento precoce. Isso porque é rica em enzimas, vitaminas, aminoácidos e sais minerais, que ajudam a hidratar essas duas áreas do corpo, evitando o ressecamento de ambos. Além disso, o gel também evita a coceira de picadas de inseto, fazendo com que a vermelhidão suma mais rápido.

Mas se engana quem pensa que a babosa não pode ser consumida, porque sua ingestão também é muito benéfica para a saúde. Além de ter todos os benefícios já mencionados ela ainda ajuda na digestão e fortalece o sistema imunológico, evitando o surgimento dos mais diversos tipos de doenças.

Couve-de-folhas, ou couve kale, é rica em vitaminas e minerais

Tudo bem que existem diversos tipos de couve, mas você já ouviu falar na kale, também conhecida como couve-de-folhas? Além de ter baixo valor calórico, ela ainda é rica em fibras – o que evita problemas relacionados ao trânsito intestinal, como a constipação. Além disso, possui boas quantidades das vitaminas A, C e K. A primeira melhora a vitalidade da pele e do cabelo, além de permitir o bom funcionamento da visão. Já a segunda ajuda na absorção de ferro pelo organismo (evitando, portanto, a anemia) e a reduzir o estresse. Por fim, a vitamina K atua na fixação de cálcio pelo corpo, reduzindo as chances de o corpo desenvolver a osteoporose.

Além disso, a couve-de-folhas também se destaca por ter boas quantidades de diversos minerais, o que inclui ferro, cálcio, potássio e manganês. É bom lembrar que, em relação aos dois últimos, o primeiro equilibra os níveis de água no corpo e o segundo regula o metabolismo. Por fim, é rico em diversos antioxidantes (a vitamina C, inclusive, é um deles). Isso significa que combate os radicais livres, evitando a oxidação celular, e consequentemente o envelhecimento precoce. Além disso, fortalece o sistema imunológico, evitando o surgimento de diversos tipos de doença, o que inclui o câncer.

Ghee é bom para a digestão e pode ser consumido por intolerantes à lactose

Essa espécie de manteiga clarificada é um ótimo substituto não só da manteiga comum como também da margarina. O ghee é muito bom para a digestão, não apenas pela sua composição química, mas também porque favorece a produção de sucos gástricos, permitindo o bom funcionamento do sistema digestório. Também é rico em vitamina A e não possui sódio, mineral que quando presente em grandes quantidades pode gerar pressão alta – e essa, por sua vez, pode resultar em problemas sérios, como o infarto. Por fim, não possui lactose, o que é perfeito para intolerantes.

Teff é fonte de aminoácidos essenciais

Já ouviu falar no teff? Esse ingrediente pode ser consumido tanto na forma de grãos como sua farinha pode ser usada no preparo de pães e bolos, por exemplo. Um dos seus grandes diferenciais é a forte presença de aminoácidos essenciais, especialmente no que diz respeito à lisina, que não costuma estar presente em outros cereais. Além disso, possui boas quantidades dos minerais magnésio, potássio, manganês, ferro, zinco, cobre, e cálcio, além de ser rico em vitamina C.

Maca peruana dá mais energia para o corpo

A maca peruana, ingrediente muito usado nesse país andino, possui um alto valor nutritivo, sendo rica em proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, estudos indicam que ela pode aumentar o número de espermatozoides, contribuindo para a fertilidade masculina. Sem falar que também dá mais energia para o corpo, ajudando a combater a ansiedade.

Espirulina é altamente nutritiva

Por fim temos a espirulina, ingrediente que já foi considerado alimento do futuro pela ONU. Isso porque ele possui tantos benefícios que o seu potencial nutritivo é altíssimo! Para começar, é rica em cálcio, ferro e proteínas. Já em relação aos minerais, possui boas quantidades de magnésio, zinco e fósforo. Por fim ainda fortalece o sistema imunológico e possui betacaroteno substância que pode ser convertida em vitamina A.