Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 alimentos com alto teor de gordura trans que você deveria ficar longe
Guia Culinário 09/05/2019

7 alimentos com alto teor de gordura trans que você deveria ficar longe

Você já ouviu falar na gordura trans? Ela é contraindicada principalmente para quem sofre com colesterol alto, pois seu consumo excessivo aumenta significativamente os riscos de infarto e AVC. O problema desse tipo de gordura é que ele é artificial, sendo produzido através da hidrogenação de gorduras vegetais. Além disso, ele não traz nenhum tipo de benefício à saúde – portanto, deve ser sempre evitado! Quer conhecer alguns alimentos ricos em gordura trans? Nós listamos 7 que você deve evitar sempre que possível.

Pipoca de micro-ondas tem muita gordura trans e sódio

Quem é que não gosta de comer pipoca assistindo a um bom filme ou série? O problema é que a pipoca de micro-ondas – que, para muitos, é mais prática e rápida de fazer – é muito prejudicial à saúde e tende a aumentar o colesterol ruim (LDL).

Ela é uma das principais fontes de gordura trans que existem, além de ter um alto teor de sódio – outra substância que, em excesso, acaba sendo maléfica para o organismo. Por isso, a principal dica é sempre fazer a clássica pipoca de panela. Basta comprar o milho separado e prepará-lo na pipoqueira. É muito mais saudável e você não corre o risco de ingerir uma grande quantidade de gordura trans.

Bolo de caixinha tem alto teor de gorduras e excesso de açúcar

Você já deve ter visto (ou até mesmo comprado) aqueles bolos de caixinha que já vêm semiprontos. Eles realmente são mais fáceis e rápidos de fazer, só que têm substâncias maléficas para o organismo – em especial, a gordura trans. Aliás, todos os alimentos semiprontos (como brigadeiro e pudim de caixinha) têm alto teor dessa gordura. Por isso, o ideal é que você procure comprar os ingredientes separadamente, como farinha, leite, ovos e chocolate em pó para preparar um bolo caseiro.

Biscoitos recheados são grandes vilões para quem precisa perder peso

Os biscoitos recheados também devem ser evitados no dia a dia. Eles têm alto teor de gordura trans, excesso de açúcar, conservantes, corantes e, por isso, favorecem o aumento do colesterol ruim (LDL) e a redução do bom (HDL). Os biscoitos recheados também são vilões de quem quer perder peso, além de poderem ocasionar problemas relacionados ao coração.

Batatas congeladas têm alto teor de gorduras e conservantes

Apesar de ser um dos alimentos mais queridos e saborosos, a batata frita também é um problema quando se trata de gordura trans. Em especial aquelas congeladas, que já vêm pré-fritas e cheias de conservantes e substâncias maléficas. Além disso, durante o processo de fritura, os alimentos são imersos no óleo e acabam absorvendo muita gordura saturada, que também aumenta o nível de colesterol ruim. Uma boa alternativa é preparar batatas fritas caseiras na fritadeira elétrica (airfryer), que não exige o uso do óleo. Que tal?

Obs.: Congelados de uma forma geral são ricos em gordura trans e devem ser evitados. Por isso, o ideal é também evitar o consumo de pizzas, salgados e lasanhas congeladas.

Sorvete de pote industrial possui muito açúcar e gordura trans

Para quem gosta de comer sorvete de pote, saiba que ele também é prejudicial à saúde, pois tem alto teor de gordura trans na composição. Além disso, tem baixo valor nutricional e é rico em açúcar, sendo contraindicado para quem possui diabetes ou sofre com colesterol alto. Uma boa dica é preparar sorvetes ou picolés caseiros usando frutas, leite e iogurte.

Macarrão instantâneo tem muito sódio, gordura trans e conservantes

Muita gente gosta de ter macarrão instantâneo em casa para funcionar como coringa – aquele “quebra galho” nos dias que a pessoa não tem muito tempo para cozinhar. O problema é que esse alimento também é fonte de gordura trans (prejudicial para o coração), tem excesso de sódio e conservantes. Por isso, o ideal é sempre preparar um macarrão caseiro – apesar de demorar um pouquinho mais para ficar pronto, ele é bem mais saboroso e saudável.

Margarina tem alto teor de gorduras trans e saturada

Se você quer reduzir o consumo de gordura trans, outra dica importante é evitar ao máximo a margarina. Ela é produzida através da hidrogenação de óleos vegetais e possui gordura trans para conservar seu estado sólido. Além disso, a margarina é fonte de gordura saturada e, por isso, também estimula o aumento do colesterol ruim.