Cromoterapia: conheça o tratamento que usa cores para equilibrar corpo e mente
Usando as sete cores do arco-íris como aliadas, a cromoterapia é um tratamento que visa o equilíbrio entre o corpo e a mente. Nela, cada tom é responsável por atuar em um chakra e em um determinado órgão para impedir o aparecimento de problemas emocionais e até mesmo de doenças mais sérias – já que, com essa técnica, acredita-se que todo o organismo consegue ser afetado pela energia e o poder curativo das cores. Ficou curioso? Confira a matéria para saber mais detalhes sobre o assunto!
Cromoterapia, tratamento com as setes cores do arco-íris, pode ter surgido na Antiguidade
A cromoterapia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1976, mas, segundo alguns historiadores, ela surgiu na Antiguidade – com gregos, egípcios, indianos e chineses – como a primeira forma de terapia. Especulações à parte sobre sua origem, o que se sabe é que a técnica tem sido muito popularizada hoje em dia como um método eficaz para equilibrar as emoções e atuar em determinadas áreas do corpo para evitar problemas físicos e mentais.
O tratamento é feito aplicando uma das sete cores do arco-íris – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta – em áreas específicas do corpo para tratar os pontos de energia que recebem o nome de chakra. Assim, com cada tom responsável por uma determinada função, tanto a mente quanto o organismo voltam ao equilíbrio para que fiquem livres de problemas emocionais e até físicos. No entanto, vale lembrar que a cromoterapia não substitui os métodos convencionais – apenas funciona como um complemento para que os resultados positivos cheguem de forma mais rápida.
A função das cores
As sessões de cromoterapia são feitas com um bastão com uma lâmpada de 25 watts, que reflete a cor ideal – a 5cm da pele por, aproximadamente, três minutos – nos pontos do corpo que precisam ser tratados. Como já falado, o tom que será usado em cada chakra é escolhido levando em consideração as características específicas de cada um. Conheça os significados:
Azul combate o estresse
Por ser uma cor que transmite paz e tranquilidade, o azul é usado para tratar problemas relacionados ao sistema nervoso e muscular. Além disso, também é um aliado para combater o estresse e a insônia.
Amarelo estimula o intelecto
Assim como o azul, o amarelo também atua no sistema nervoso – mas sua função específica é a de ajudar a estimular o intelecto e a criatividade. Na parte física, a cor ajuda a aliviar males relacionados aos ossos.
Vermelho atua no sistema cardiovascular
Vibrante e cheio de energia, o vermelho é usado na cromoterapia para tratar problemas ligados ao sistema cardiovascular e à circulação sanguínea. Na parte emocional, ele traz melhora para depressão por ajudar a ativar o sistema nervoso. No entanto, deve ser utilizado com cautela durante as sessões por causar irritabilidade quando aparece em excesso.
Laranja alivia sintomas de doenças respiratórias
Alegre, a cor laranja é aliada da cromoterapia para tratar a depressão e o desânimo, dando mais disposição e bom humor. Além disso, ela ainda ajuda a fortalecer o sistema nervoso e a aliviar os sintomas de doenças respiratórias.
Verde transmite tranquilidade
A cor é usada para tratar problemas relacionados ao coração e ao sistema circulatório. Mas não para por aí: por transmitir uma sensação de tranquilidade e segurança, também ajuda a diminuir as chances de insônia.
Índigo ameniza sintomas da ansiedade
Também chamado de azul anil, o índigo se destaca na cromoterapia por suas propriedades analgésicas, por ajudar a purificar o sangue e tratar o pulmão. Durante a sessão, ele também tem a função de amenizar os sintomas da ansiedade.
Violeta ajuda a evitar neuroses
Essa cor age diretamente nos nervos, dando uma maior estabilidade emocional e ajudando a evitar neuroses. Além disso, também é muito utilizada na cromoterapia para eliminar as impurezas que causam complicações no organismo.