Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Esportes aquáticos: 5 jogos para se divertir na piscina nesse verão
Movimente-se 25/11/2016

Esportes aquáticos: 5 jogos para se divertir na piscina nesse verão

Quem resiste a uma piscina quando as altas temperaturas chegam? Ir para o clube ou para a piscina de casa e aproveitar o que o verão nos oferece é uma das melhores atividades para fazer nessa época do ano. Veja 5 atividades e brincadeiras para realizar na piscina e aumentar a diversão e até mesmo os benefícios dos dias de calor!

Esportes aquáticos estimulam o bem-estar físico e mental

Brincar na piscina pode ser uma atividade extremamente prazerosa e divertida, além de ser um exercício bem completo, tanto para as crianças, quanto para os adultos. Segundo o professor de educação física Luiz Gustavo Duran, nessa época do ano é possível encontrar atividades para todas as idades, desde os bebês até os idosos, que irão beneficiar a todos:

“Além de todos os benefícios físicos, as atividades aquáticas proporcionam um maior conforto e aceitabilidade de atividades em épocas de calor mais intenso. Além disso, permitem o contato e a interação com outras pessoas e estimulam o bem-estar físico e mental”, explica o profissional que destaca algumas atividades para aproveitar o dia na piscina:

5 atividades para realizar na piscina

1 – Natação: O tradicional esporte, mesmo que de uma maneira informal, pode servir para aprimorar as técnicas e até ter um treino extra. A prática ajuda a melhorar o condicionamento físico, beneficia a saúde cardiorrespiratória e trabalha a coordenação motora. Os praticantes podem promover uma competição de quem atravessa a piscina mais rápido, por exemplo. Para a natação infantil, é importante ter um adulto acompanhando a criança.

2 – Passa a bola: Para crianças e adultos se misturarem e entrarem na brincadeira, divida o grupo em duas equipes, formando uma fila. A primeira pessoa de cada fila passará a bola por debaixo das pernas e a de trás por cima da cabeça, assim até o final da fila e voltando para a formação original. Ganha a brincadeira o grupo que terminar primeiro. A prática além de ser divertida e energizante, promove a interação entre os participante.

3 – Hidroginástica: As aulas de hidroginástica envolvem musculação, aeróbico, dança, alongamento, bicicleta e até corrida. “Existem muitas modalidades diferentes que utilizam a resistência da água para criar exercícios específicos, as modalidades conseguem trabalhar condicionamento cardiorrespiratório, força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora”, analisa o professor. A hidroginástica é indicada para adultos e crianças e pode ser uma prática divertida, já que pode envolver danças e competições.

4 – Esconder um objeto na piscina: Escolha uma pessoa para esconder um determinado objeto (moeda, prendedor de cabelo, uma bola pequena e que afunde) em alguma parte da piscina. Assim que for autorizado, todos vão em busca do objeto. Ganha quem encontrar primeiro. A brincadeira também promove a interação, além de melhorar o controle da respiração, já que o participante terá que mergulhar para pegar o objeto.

5 – Elefante colorido: A tradicional brincadeira se encaixa perfeitamente na piscina. Funciona assim: Os participantes ficam de um lado da piscina e o pegador no meio. Quando perguntam a cor para o “elefante colorido”, quem tiver na roupa de banho, pode passar, os demais devem atravessar a piscina sem serem pegos. Caso o “elefante colorido” toque alguém, esse passa a ser o pegador.

“Todas as modalidades tem um impacto reduzido nas articulações, o que diminui o risco de lesões e ajudam na recuperação de lesões prévias. Para as crianças, as atividades procuram dar autonomia no meio aquático e desenvolver as habilidades motoras específicas de cada faixa etária. As aulas vão trabalhar, além do nado propriamente dito, equilíbrio, lateralidade, noção de espaço e coordenação motora. Já nas aulas de recreação (muito comuns em colônias de férias), temos uma aula em formato de brincadeira, que estimula, além dos benefícios da natação, a criatividade e interação da criança”, analisa o profissional.

Alguns cuidados são necessários

Toda brincadeira merece uma certa atenção, principalmente quando envolve crianças na piscina. “O principal cuidado é com relação a segurança. É sempre importante a supervisão de um salva vidas e do professor de educação física para as atividades de qualquer modalidade. Além disso, é importante a liberação do médico para realizar as práticas, o cuidado e orientação com acidentes nas bordas”, finaliza o profissional.

Veja mais