Trabalhar com o que ama: 7 razões para procurar prazer em sua profissão!
“Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”, já dizia o filósofo Confúcio e… Não é para menos! Quando escolhemos uma profissão que amamos, encontramos juntamente mais motivação e prazer em executar as atividades propostas. Embora o trabalho seja a nossa principal renda e a melhor maneira de conseguir a independência financeira, ele não precisa ser exaustivo e monótono, pode ser feito com paixão e muita disposição! Conheça algumas razões para encontrar prazer em carreira!
Costumamos dizer que passamos mais tempo no trabalho do que em qualquer outro lugar, por isso, se sentir bem e fazer o que amamos é de extrema importância para proporcionar um bem-estar geral, para o nosso corpo e para a mente. Segundo a psicóloga Gabriela Bandeira, atualmente, o trabalho ocupa maior parte do tempo da rotina das pessoas e os compromissos financeiros podem fazer com que o ofício se torne mais uma obrigação, dificultando a atuação na área escolhida:
“Quando trabalhamos com o que gostamos, as chances de sermos bem sucedidos profissional e pessoalmente são muito maiores. Trabalhar com o que realmente gostamos faz com que sejamos profissionais melhores para a empresa, ou para nossos próprios negócios. Portanto, quando não temos a opção de fazer o que verdadeiramente queremos, vale a pena investir em buscar motivos e momentos prazerosos no trabalho atual”, explica a profissional apontando algumas razões. Confira!
7 motivos para encontrar prazer no seu trabalho
1 – Os dias serão mais prazerosos: Colocar o amor e a satisfação na sua atividade, irá tornar o dia mais leve: “É indiscutível afirmar que as chances de se ter um dia agradável no trabalho são maiores quando fazemos o que amamos do que quando já vamos ao trabalho com pensamentos e sentimentos negativos em relação ao mesmo”, analisa a psicóloga.
2 – Melhora na motivação e no rendimento: Encontrar o prazer nas atividades, irá te motivar e consequentemente melhorar o seu rendimento no trabalho: “Do contrário do que se pensa, ação gera motivação e não apenas o oposto. Alguns dias podem ser um pouco desanimadores, porém quando agimos para que as coisas aconteçam, a motivação volta a surgir aos poucos”, afirma a Dra. Gabriela.
3 – Nos sentiremos mais produtivos: Já pensou o quanto é gratificante ter um projeto aprovado ou ver o trabalho ser concluído com sucesso? “Quando feito com qualidade e dedicação, a sensação de produtividade só tende a aumentar”, completa.
4 – Menor probabilidade de desenvolver transtornos de ansiedade: Ser feliz no trabalho também é importante para liberar os hormônios do prazer (serotonina) para o cérebro e prevenir a depressão e outros transtornos: “Ao trabalhar com o que gostamos, estamos menos propensos perceber nossa rotina como estressante e geradora de ansiedade, consequentemente melhorando nossa qualidade de vida”, ressalta Gabriela Bandeira.
5 – Livre de insatisfações: Quando estamos satisfeitos no trabalho, não ficaremos sempre pensando que só seremos felizes se conseguirmos outro emprego: “Muitas vezes, mudar de emprego pode ser a melhor solução, mas quando isso não é possível, o ideal é buscar momentos de prazer na profissão atual e procurar sentir gratidão pelo que se têm”, analisa a profissional.
6 – O trabalho deixa de ser apenas obrigação: Ainda que seja uma atividade diária e que é nossa principal fonte de renda, encontrar prazer na profissão, torna a prática mais leve e satisfatória, diminuindo o peso da obrigação.
7 – Crescimento pessoal: Estar satisfeito e realizado na profissão, reflete em outros âmbitos da nossa vida: “Quando estamos felizes no que fazemos crescemos como profissional e como pessoa, pois estamos sempre nos aprimorando”, explica a psicóloga.
“Trabalhar com prazer não beneficia apenas o ambiente de trabalho mas todos os outros fatores em nossas vidas. Quando existe satisfação na maior parte das tarefas da nossa rotina, consequentemente nos sentimos mais dispostos para realizar as outras atividades do dia a dia, melhorando também nossa qualidade de vida”, finaliza a Dra. Gabriela Bandeira.
*Gabriela Bandeira (05/48994) é psicóloga formada pela UFRRJ em terapia cognitiva comportamental.