7 benefícios da dança do ventre para a saúde
Para quem não gosta de ir à academia (e fazer exercícios de musculação regularmente), recorrer a atividades aeróbicas mais dinâmicas é uma excelente opção. A dança do ventre, em especial, é muito indicada para quem busca um exercício físico eficaz e ao mesmo tempo divertido. De origem oriental – estima-se que tenha surgido no Egito Antigo -, a dança do ventre possui diversas modalidades, que variam principalmente quanto aos acessórios utilizados na apresentação – pode ser dançada com véu, leque, espada, bastão, candelabro, punhal, taças, entre outros. Enfim, são muitos os tipos de dança do ventre que podem ser praticados, basta escolher! Aqui, nós preparamos uma matéria sobre os principais benefícios dessa modalidade de dança como atividade física.
1. Melhora a flexibilidade do corpo
Por ser uma modalidade marcada por movimentos corporais ondulatórios, pautados na sensualidade, a dança do ventre trabalha bastante a flexibilidade e elasticidade corporal. Por isso, é uma ótima opção para quem quer melhorar o condicionamento físico.
2. Melhora a postura e ameniza possíveis dores de coluna
Assim como a grande maioria das danças (balé, zumba, hip hop, tango, entre outras), a dança do ventre ajuda a melhorar significativamente a postura corporal. Por conta disso, inclusive, ela é ótima para prevenir possíveis dores de coluna e outros problemas posturais.
3. Contribui para a queima de gordura corporal
Você sabia que é possível gastar uma grande quantidade de calorias em uma única aula de dança do ventre? Considerada uma excelente atividade aeróbica, ela ajuda a acelerar o metabolismo e contribui para a queima de gordura corporal quando praticada de forma regular.
4. Ameniza os sintomas da menopausa e TPM
Embora não seja exclusiva para mulheres, a dança do ventre é buscada e praticada majoritariamente por um público feminino adulto. A melhor parte é que, a longo prazo, ela ajuda bastante a amenizar os sintomas da menopausa e da TPM, como alterações de humor, dores musculares e até os fogachos (ondas de calor comuns na meia idade).
5. Ajuda a fortalecer os músculos
Além de auxiliar na perda de peso, a dança do ventre ajuda a tonificar a massa muscular, melhorando a resistência e a força física. Por isso, essa modalidade de dança é considerada bem completa, além de ser uma alternativa interessante para escapar de alguns exercícios de musculação.
6. Garante bem-estar mental
É importante lembrar que a dança do ventre – assim como outros exercícios aeróbicos – é excelente para amenizar sintomas de estresse, ansiedade, insônia, garante mais bem-estar mental e disposição para lidar com os desafios da rotina.
7. Contribui para a melhora da autoestima
Por trabalhar tanto o lado físico quanto o emocional, a dança do ventre é ótima para aumentar a confiança e a autoestima de quem pratica. Esses benefícios são inquestionáveis e podem ser percebidos em pouco tempo de prática.