Altinha na praia: Prazer e exercício à beira-mar! Conheça mais sobre o esporte!
Você, que ama passar o final de semana na praia, com certeza já se deparou com uma roda de amigos batendo aquela bolinha à beira-mar, não é? A famosa altinha, ou altinho, é uma tradição nas orlas do país e que agrega lazer e exercício físico para homens, mulheres, idosos e até crianças. Veja como esse esporte de verão ganhou um espaço super especial na vida dos brasileiros, suas regras e os benefícios que a prática gera à saúde!
Habilidade, controle de bola e equilibrio corporal em um jogo de equipe para deixar a bola o maior número de vezes no alto. A altinha se caracteriza por unir as noções básicas do futevôlei, em forma de círculo, valendo qualquer movimento tais como chutes, joelhadas e cabeçadas. De acordo com Murilo Abraham, coordenador de competições em Niterói, Rio de Janeiro, tem que ter, acima de tudo, bastante técnica e criatividade para não deixar a bola cair:
“O objetivo principal é não usar as mãos, não deixando a bola cair, de maneira mais bonita possível. Vale aproveitar os ombros , cabeça e os pés, em rápidas bicicletas, voleios e “shark Attacks” (jogada ofensiva mais difícil para o companheiro defender). Uma das características mais interessante da atinha é que não existe uma competição entre os jogadores, mas sim um espírito cooperativo, já que um precisa do outro para o jogar. Essa é razão principal do esporte”, explica o profissional.
Quais são as regras da altinha?
Assim como todo esporte, a simples prática de altinha na beira da praia também precisa de algumas regras básicas. Mesmo que seja de uma maneira informal com os amigos ou numa competição mais séria, o professor Murilo enfatiza algumas delas:
“Durante uma competição oficial, são avaliados quesitos como dinâmica, harmonia entre os atletas, controle de bola, criatividade e agressividade entre as equipes. Perde ponto aquele atleta que fizer mais malabarismo que outro do quarteto, pois aí não estará havendo harmonia e nem dinâmica. Xingar ou desrespeitar outro atleta, colocar a mão na bola também perde ponto. A escala da nota é de 5 até 10, onde a nota 5 é ruim e a 10 excelente. O julgamento é muito subjetivo pois vai de cada interpretação dos juízes, que são profissionais de educação física, jogadores de futebol, jogadores de futevôlei ou apaixonados por esporte”, reitera o especialista.
Os benefícios da altinha para o corpo
Em relação à saúde, é notório que praticar esportes, seja ele qual for, já proporciona diversos benefícios para o nosso corpo, afinal, precisamos estar em constante atividade para que o nosso organismo funcione de maneira correta. No caso da altinha, além de atiçar a criatividade, desenvolver o espírito esportivo, melhorar a comunicação com as pessoas e trabalhar o dinamismo, o professor destaca outras vantagens da prática para o nosso corpo:
“O esporte exige um excelente preparo físico. É um esporte que trabalha coordenação motora, mobilidade das articulações, reflexo e todos os músculos do corpo. Segundo alguns estudos da área pode-se queimar até 500 calorias por hora jogada”, finaliza o profissional.