Curry: como usar esse tempero com propriedades medicinais na hora de cozinhar
O Brasil é conhecido por ser um país na qual as pessoas gostam de usar o sal para temperar a comida. Quando utilizado com parcimônia isso pode ser muito benéfico, já que ele possui uma grande quantidade de sódio. Mas se o alimento em si já possuir esse mineral o que fazer para dar mais sabor aos pratos? Os temperos ou condimentos podem ser a melhor opção, pois além de deixarem a comida mais saborosa ainda irão oferecer diversos nutrientes para a saúde. E poucos deles são tão completos quanto o curry.
Utilizado principalmente na gastronomia asiática, o curry nada mais é do que uma mistura de diversos ingredientes apimentados, sendo o principal deles a cúrcuma. Já outros podem variar, mas é comum encontrarmos coentro, gengibre, noz moscada, pimenta (de diferentes tipos), canela e cominho. Pimentão, alecrim e cravo também podem aparecer nesse preparo, mas não são tão comuns assim. Com toda essa mistura, não é de se estranhar que o curry tenha um gosto bem característico, além de oferecer diversos benefícios devido às suas propriedades medicinais.
Cúrcuma faz com que o curry seja ótimo para prevenir doenças
Por ser feito principalmente por essa especiaria é importante destacar os seus benefícios para o corpo. Em primeiro lugar, a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, ajuda na digestão. Mas dessa vez não é porque ela é rica em fibras, mas sim porque estimula a produção da bílis no fígado. Isso significa que diversos problemas digestivos, como gases e náuseas, poderão ser reduzidos ou mesmo desaparecer. Além disso, esse ingrediente é perfeito para quem aderiu à dieta detox, já que ajuda a eliminar as toxinas do nosso corpo.
Outro grande benefício dessa raiz é que ela é ótima para aliviar dores nas articulações, sendo muito indicada para combater problemas como a artrite. Ela também é um excelente antioxidante, possuindo uma ação anticancerígena e ajudando a evitar diversas outras doenças. Por fim, previne a diabetes e atua no cérebro, reduzindo as chances de desenvolver o mal de Alzheimer.
Curry soma diversos outros benefícios graças aos ingredientes que estão em sua composição
Por ser uma especiaria que é a soma de diversos temperos, seus benefícios acabam sendo uma mistura dos encontrados nesses ingredientes. O gengibre, por exemplo, é indicado até pela OMS, a Organização Mundial da Saúde, devido ao seu forte valor nutricional. A instituição sugere que ele seja utilizado principalmente no combate às náuseas, que podem se dar devido a uma doença comum ou mesmo estar relacionadas à Aids ou à gravidez.
Já a canela é um excelente anticoagulante, além de reduzir infecções nas vias urinárias e ser ótima para a produção de leite na fase de amamentação. E a pimenta de uma forma geral ajuda a controlar o colesterol e a emagrecer, pois além de reduzir o apetite ainda acelera o metabolismo, reduzindo o acúmulo de gordura no corpo. Isso sem falar que é rica nas vitaminas A, C e algumas do complexo B e em minerais, como potássio e cálcio – lembrando que essa dupla atua nos ossos e ajuda a evitar a osteoporose.
Onde utilizar o curry na alimentação diária
Como você já deve ter percebido, os benefícios do curry para a saúde são vários. Não é à toa que suas propriedades medicinais são reconhecidas em muitos países, em especial na Índia, onde a alimentação Ayurveda possui grande valor. Ainda assim, muita gente que está acostumada a utilizar apenas o sal como tempero pode ficar confusa a respeito de como aproveitar o curry no preparo de alimentos.
Bem, embora ele seja usado frequentemente em frangos e carnes nada impede que vegetarianos e veganos aproveitem os benefícios desse condimento. Ele cai muito bem no preparo de legumes e leguminosas, como cenoura, batata e até lentilha. Mas verdade seja dita, ele pode ser aproveitado onde você preferir, seja no arroz, na salada, na sopa ou no preparo de qualquer outro prato. Por ser vendido em pó, basta salpicá-lo no prato enquanto ele estiver sendo feito. Só é importante ressaltar que seu excesso deve ser evitado, já que ele pode causar problemas gástricos.