
Jambo vermelho é rico em vitaminas e minerais! Saiba mais sobre ele
Muito cultivado nas regiões Norte e Nordeste brasileiras, o jambo-vermelho é um tipo de fruto bem adocicado que pertence à mesma família da jabuticaba e pitanga. Originário da Malásia, ele também é bastante consumido na Ásia, destacando-se por ser uma fonte importante de vitaminas, minerais, fibras e propriedades medicinais que fazem muito bem ao organismo. Quer saber mais sobre os benefícios do jambo-vermelho? É só continuar lendo!
Quais as principais características do jambo-vermelho?
É importante destacar que existem diferentes tipos de jambo, que variam em termos de cor (podem ser vermelhos, brancos, rosas e até amarelos) e também quanto ao sabor e valor nutricional. O jambo-vermelho, em especial, tem uma casca vermelha (ou cor de vinho quando bem maduro) bem fina, lisa, uma polpa branca bem macia e um sabor adocicado levemente ácido – sendo ótimo para fazer sucos, vitaminas ou sobremesas. O jambeiro-vermelho, árvore da qual se extrai o jambo, costuma atingir 20 metros de altura, tem uma copa fechada, em formato de cone, com folhas verde-escuras e flores vermelhas.
Quais os benefícios do jambo-vermelho?
Considerada uma fruta altamente rica em termos nutricionais, o jambo-vermelho pode (e deve) ser utilizado no preparo de diferentes receitas no dia a dia, tais como sucos, saladas, molhos, geleias, compotas e até bolos ou biscoitos. Confira as principais vantagens desse alimento:
Tem alto teor de fibras alimentares
Por ter um alto teor de fibras, o jambo-vermelho garante mais saciedade e pode ser considerado um grande aliado do sistema digestivo. Além disso, ele contribui bastante para a saúde dos sistemas cardiovascular e imunológico.
É rico em vitaminas A, B1, B2, B3 e C
Você sabia que o jambo-vermelho tem uma concentração grande de vitaminas e flavonoides? Por ser fonte de vitaminas A e C, por exemplo, ele ajuda a combater a ação dos radicais livres (prevenindo o envelhecimento precoce), faz bem para a saúde dos olhos e da imunidade. As vitaminas B1, B2 e B3, por sua vez, são importantes para o metabolismo e para as funções cognitivas.
Fornece uma grande quantidade de potássio, cálcio, fósforo e magnésio
Outro diferencial do jambo-vermelho é que ele fornece um alto teor de minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio – importantes para o fortalecimento dos ossos, músculos e para o bom funcionamento do cérebro. A fruta ainda fornece, em quantidades menores, minerais como ferro, zinco e manganês.
Tem ação diurética, antibiótica e antioxidante
O jambo-vermelho pode ser um grande aliado para quem precisa emagrecer, sabia? Isso porque ele apresenta efeito diurético no organismo – ou seja, ajuda a eliminar as toxinas e o acúmulo de líquidos. A fruta ainda tem ação antibiótica e antioxidante – por isso, ajuda a combater possíveis inflamações e a prevenir sintomas de gripes ou resfriados.
Ajuda a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue
Para quem tem diabetes, o jambo-vermelho pode trazer uma série de benefícios. A fruta, além de saborosa, ajuda bastante a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue – evitando, assim, possíveis problemas relacionados ao sistema circulatório.