Como fazer kimchi? A receita desse prato típico coreano
Prato tradicional da Coreia do Sul, o kimchi é feito basicamente com um mix de hortaliças (como acelga, repolho, rabanete e nabo) e um molho apimentado que, durante o preparo, passa por um processo de fermentação. O resultado é uma mistura rica em vitaminas, minerais e até propriedades probióticas – isto é, bactérias benéficas que auxiliam na saúde da flora intestinal e do organismo como um todo. O kimchi se tornou um prato tão importante na Coreia que, inclusive, passou a ser considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade a partir de 2013. Interessante, né? Aqui, nós preparamos uma matéria ensinando como fazer essa receita típica coreana e citamos seus principais benefícios. Confira!
Quais são os benefícios do kimchi?
Por ser composto por um mix interessante de hortaliças e ainda passar por um processo de fermentação (na qual os ingredientes ficam em conserva), o kimchi fornece uma série de nutrientes importantes: fibras, vitaminas B2, B3, B9, C e K, sódio, ferro e também probióticos (bactérias benéficas para o intestino). Por ser rica em termos nutricionais, essa receita coreana ajuda a fortalecer a imunidade, faz bem para a saúde do coração, do cérebro e ainda ajuda a regular o sistema digestivo, pois contribui para o funcionamento do intestino.
Como fazer kimchi?
Preparar kimchi não é uma tarefa muito difícil – basta separar os vegetais, que serão deixados em conserva por algumas horas, e também caprichar na pimenta para gerar um resultado mais saboroso. Vale destacar que as receitas mais tradicionais de kimchi coreano costumam ser feitas com acelga, rabanete, couve chinesa, sal, molho de peixe, farinha de arroz e temperos. No entanto, existem diferentes versões do prato – que variam principalmente quanto aos vegetais e especiarias usados. Aqui, nós separamos uma receita de kimchi simples que fica bem saborosa!
Ingredientes
– 2 pés de acelga picados
– 1 xícara de sal marinho
– 1 nabo branco fatiado
– 2 xícaras de água
– ¼ xícara de farinha de arroz
– Cebolinha picada a gosto
– 1 gengibre (de 2 polegadas) ralado
– Pimenta vermelha coreana em pó (gochu karu) a gosto
– 50 ml de molho de peixe (opcional)
Primeiro, você deve lavar bem a acelga, cortá-la pela metade e, em seguida, em partes menores. Depois, aplique o sal marinho nas folhas, tampe e espere pelo menos 5 horas ou deixe de um dia para o outro. Assim, a acelga fica mais mole e retém mais o sal. Passadas as horas, enxágue bem a acelga e coloque em um prato junto com o nabo picado.
Em seguida, coloque a água e a farinha de arroz e deixe no fogo médio até ferver (sem parar de misturar). Depois reserve e espere esfriar. Em outro recipiente, misture a cebolinha, o gengibre, a pimenta em pó (pode caprichar) e, se desejar, o molho de peixe. Para finalizar, junte todos os ingredientes: a acelga, o nabo, a mistura de farinha de arroz e os temperos em um pote de cerâmica e deixe 24 horas em temperatura ambiente. Depois deixe na geladeira e vá consumindo. O estimado é que o kimchi dure de 3 a 6 meses no refrigerador.