Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 raízes comestíveis que são uma explosão de nutrientes
Guia Culinário 10/06/2020

7 raízes comestíveis que são uma explosão de nutrientes

Para ter uma alimentação saudável, nutritiva e balanceada, não tem como abrir mão das raízes comestíveis. Essa categoria de alimentos, para quem não conhece, é composta por vegetais que armazenam todos os seus nutrientes na raiz (que fica submersa na terra, enquanto o caule fica exposto). Quer aprender mais sobre esses vegetais e seus benefícios? Nós listamos 7 raízes comestíveis que são altamente nutritivas para você incorporar à dieta. Confira!

1. Cenoura faz bem para a saúde da pele, dos olhos, cabelos, unhas e fortalece a imunidade

Por ser uma grande fonte de betacaroteno (importante antioxidante) e vitamina A, a cenoura é considerada um dos alimentos mais benéficos para o sistema imunológico. O betacaroteno, em especial, combate a ação dos radicais livres – prevenindo o envelhecimento da pele, garantindo saúde aos cabelos e unhas. Já a vitamina A é essencial para a saúde dos olhos (ajuda a prevenir problemas de córnea) e também cumpre ação antioxidante. Vale destacar que a cenoura também é rica em fibras (que são essenciais para a digestão) e em potássio (mineral importante para a saúde dos músculos).

2. Beterraba é rica em ferro, substâncias antioxidantes e ajuda a desintoxicar o organismo

Muito usada no preparo de saladas, sopas e smoothies, a beterraba é uma das raízes mais nutritivas e benéficas para a saúde. Ela tem alto teor de ferro (mineral responsável pelo transporte de oxigênio entre as células) e, por isso, é muito indicada para prevenir anemia e fortalecer o organismo. Além disso, a beterraba é fonte de fibras, vitaminas A, C, do complexo B e substâncias antioxidantes que fortalecem a imunidade. Outro ponto interessante dessa raiz é que ela possui propriedades depurativas, sendo muito usada no preparo de sucos detox.

3. Batata-doce tem alto teor de fibras, vitaminas, minerais e funciona como fonte de energia

Diferentemente da batata inglesa, que pertence ao grupo dos tubérculos, a batata-doce é uma raiz comestível que não pode faltar na dieta. Ela possui alto teor de fibras, vitaminas A, C, E, do complexo B e minerais como ferro, magnésio, cálcio e potássio. Essa raiz funciona como importante fonte de energia, ajuda a regular o colesterol e o índice glicêmico (por ser rica em fibras) e também fortalece a imunidade, por ser rica em antioxidantes. A nossa dica é tentar incorporar esse alimento à dieta, usando-o no preparo de sopas, purês, escondidinhos, saladas e diferentes receitas.

4. Mandioca é rica em fibras, vitaminas do complexo B, potássio e ajuda no processo de digestão

Altamente nutritiva e saborosa, essa raiz possui nomes diferentes em cada região do Brasil. A mandioca (aipim, macaxeira, maniva, dentre outras nomenclaturas), é fonte importante de fibras, vitaminas do complexo B, tem alto teor de potássio, cálcio e outros minerais. Assim como a batata-doce, ela funciona como importante fonte de energia, auxilia no processo de digestão e no controle do colesterol (por ser fonte de fibras), ajuda a manter a saúde dos ossos, músculos e do sistema nervoso.

5. Rabanete é pouco calórico, rico em fibras, cálcio e tem alto teor de água (ajuda a hidratar o corpo)

Apesar de não ser tão usado na culinária brasileira quanto outras raízes (como a cenoura e beterraba), o rabanete também é nutritivo e merece fazer parte da sua dieta diária. Ele se destaca por ter alto teor de fibras, sendo ótimo para a digestão, e de cálcio (mineral importante para a saúde dos ossos, dentes e músculos). Além disso, o rabanete tem alto teor de água e, por isso, ajuda a eliminar as impurezas e hidratar o organismo.

6. Gengibre possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias

Muito usado no preparo de chás, sucos e molhos, o gengibre é um tipo de raiz que possui propriedades medicinais e é altamente nutritivo. Por possuir substâncias anti-inflamatórias e analgésicas, ele é ótimo para aliviar dores de garganta e fortalecer a imunidade contra gripes e resfriados. Além disso, o gengibre é rico em fibras, potássio, magnésio, cobre e vitaminas do complexo B.

7. Ginseng é uma raiz asiática muito usada para fins medicinais

Muito usado na culinária asiática, o ginseng é uma raiz comestível muito usada para fins medicinais. Ele tem alto teor de antioxidantes, vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, além de ter propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes. Esse alimento faz bem para a saúde do coração, do cérebro, ajuda a diminuir o estresse e pode ser usado de diferentes formas na cozinha – no preparo de chás, sucos e sopas, por exemplo.