Benefícios da yoga na terceira idade
Uma das queixas mais comuns na terceira idade é a osteoporose. Ela é uma condição metabólica que se caracteriza pela degeneração progressiva da densidade óssea, aumentando o risco de fraturas em idosos. O dr. Draúzio Varella explica que, com o tempo, os ossos se tornam mais porosos e acabam perdendo a resistência. “Perdas mais leves de massa óssea caracterizam a osteopenia. Perdas maiores são próprias da osteoporose e podem ser responsáveis por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos, como um simples espirro ou uma crise de tosse, por exemplo”, define o especialista.
Para diminuir o risco de fraturas e contribuir para o fortalecimento muscular, a yoga tem sido uma atividade física muito recomendada para auxiliar no tratamento da osteoporose. “A yoga coloca um grupo muscular contra o outro para gerar forças muito maiores do que a gravidade. Ela é um exercício isométrico e também de sustentação de peso”, afirma o reumatologista Sergio Lanzotti.
Tanto homens como mulheres estão sujeitos à osteoporose, 50% das fraturas de quadril em pessoas com mais de 55 anos podem contribuir para a morte ou para a admissão do idoso em casas de repouso. “Já sabemos que a musculação e a prática de exercícios aeróbicos podem ajudar a manter a osteoporose e sua precursora, a osteopenia, sob controle. Mas a prática extenuante de exercícios aeróbicos apresenta sérias desvantagens, que não devem ser subestimadas, enquanto a yoga apresenta algumas vantagens neste sentido”, afirma o reumatologista.
O especialista afirma que a atividade aeróbica de alto impacto, e até mesmo pular corda, podem levar diretamente à osteoartrite. Bater o pé no chão, flexionar os quadris, impactar os joelhos e realizar exercícios que provocam impactos na coluna são atividades realizadas por homens e mulheres que tentam impedir ou reduzir a perda óssea.
Benefícios da yoga para prevenção e tratamento da osteoporose
– Favorece a saúde óssea
– Reduz a dor lombar
-Diminui a pressão arterial
– Contribui para uma melhor coordenação e postura
– Aumenta a espessura das camadas corticais do cérebro
– Refine o equilíbrio
– Promove a calma