Como ter um consumo mais sustentável com pequenas mudanças de hábito
Se você quer ter um estilo de vida mais sustentável, o primeiro passo é implementar pequenas mudanças no dia a dia – separar o lixo, consumir com mais consciência e seguir a lógica do reaproveitamento. Para te ajudar a ser mais sustentável e eco-friendly, nós listamos algumas atitudes que você pode ter e que, quando somadas, contribuem muito com o meio ambiente. Confira e coloque em prática!
Não desperdice alimentos
Para ter um consumo consciente e sustentável, uma das principais dicas é ter total controle da quantidade de alimentos comprados e do modo de armazenamento (para que nada estrague ou seja desperdiçado). O ideal é que você sempre faça uma lista e compre apenas os itens que realmente irá usar, sem exagerar.
Além disso, lembre-se de armazenar todos os alimentos da forma adequada – grãos, cereais e sementes, como arroz, feijão, lentilha, chia e granola, devem ser guardados em potes de vidro hermeticamente fechados. Assim, eles ficam distantes de traças e umidade. Quando temos mais cuidado e controle com os nossos alimentos, evitamos desperdícios e o meio ambiente agradece muito!
Já ouviu falar na compostagem?
Você já ouviu falar na prática de compostagem? Esse procedimento consiste na transformação de cascas e restos de alimentos em adubo, que você pode usar diretamente nas plantas de casa. Para quem tem uma horta caseira ela é ainda mais importante. Afinal, a compostagem é uma ótima forma de reaproveitar o lixo orgânico de casa e reduzir os impactos negativos no meio ambiente. Para fazer isso, você só vai precisar de uma composteira (caixa para realizar o processo), minhocas e lixo seco (folhas e resíduos de jardim).
Evite usar sacolas de plástico, já que existem ecobags ótimas para carregar as compras
Em muitos países do mundo – como Ruanda, Holanda, Bangladesh e Taiwan -, o uso de sacolas plásticas é totalmente proibido. Afinal, como muita gente já sabe, o plástico é um material que demora 200 anos ou mais para se decompor no meio ambiente.
Por isso, se você quer ter um estilo de vida realmente sustentável, a melhor dica é abolir (ou ao menos diminuir) o uso de saco plástico. Uma boa alternativa para isso é levar ecobags (bolsas de tecido sustentável) para fazer compras no supermercado. Existem também paninhos que você pode usar para separar os diferentes tipos de vegetais, frutas, legumes e verduras. Nos dias de hoje muitas pessoas também recorrem a kits reutilizáveis – com canudos de aço inox e copos de silicone que substituem os de plástico.
Faça a reciclagem do lixo
Uma dica básica que todo mundo pode fazer é realizar a separação e reciclagem do lixo. Para isso, basta separar de acordo com as categorias: resíduos orgânicos, plástico, vidro, papel e metal. Além disso, não se esqueça dos itens que devem ser descartados de forma diferente (em um lixo especial), como é o caso das pilhas, baterias, termômetros e eletrônicos. Eles devem ser enviados para postos de reciclagem próprios, então procure um lugar na sua cidade que faça esse descarte especial.
Não descarte o óleo de cozinha na pia
Muita gente não sabe, mas o óleo de cozinha também precisa ser descartado de forma diferente – guardado em uma garrafa pet e levado para um posto de reciclagem próprio. Quando despejado diretamente na pia da cozinha, vaso sanitário ou em ralos, o óleo acaba contaminando os lençóis freáticos e o solo. Por isso, lembre-se de jogar ele fora da forma certa, ok?