Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Avitaminose: o que é e a importância de manter uma alimentação saudável
Guia Culinário 28/12/2022

Avitaminose: o que é e a importância de manter uma alimentação saudável

Avitaminose é o nome dado para as doenças causadas pela deficiência de qualquer tipo de vitaminas no corpo humano. Geralmente, estes problemas são causados por uma alimentação ruim e pobre em vitaminas, mas também podem ser agravados quando, por algum outro motivo, o organismo não consegue absorver as vitaminas dos alimentos. Estes são geralmente, outras doenças ou dificuldades causadas por medicamentos, por exemplo (é o caso da deficiência de vitamina K). Os sintomas das avitaminoses podem ser bem simples de tratar ou causar doenças mais sérias dependendo do nível de deficiência. Saiba mais sobre estas condições aqui embaixo e aprenda a evitá-las!

Avitaminose: quais são as doenças causadas pela falta de vitaminas?

Os sintomas das avitaminoses vão ser diferentes de acordo com a vitamina que estiver em deficiência no corpo. Veja, aqui embaixo, quais são os principais sinais que a falta de vitaminas específicas dá no corpo.

Vitamina A: queda da imunidade, resfriados e gripes constantes, dificuldade para enxergar e anemia;

Vitaminas do complexo B: cansaço, insônia, ansiedade, pele sensível, irritações nos olhos e na boca e enfraquecimento e queda dos cabelos;

Vitamina C: gripes e resfriados constantes, manchas na pele, sangramento e anemia;

Vitamina D: fadiga, dor nos ossos e músculos, fraqueza e falta de disposição;

Vitamina E: alterações no sistema nervoso, fraqueza muscular, formigamentos e dificuldade de enxergar;

Vitamina K: altera a coagulação do sangue.

Como identificar e tratar as avitaminoses?

Por terem sintomas variados, a melhor forma de identificar as doenças causadas pela deficiência de vitaminas é buscando auxílio médico assim que os sintomas chamarem a sua atenção. Exames como os de sangue e urina são necessários para que estas condições sejam confirmadas e diagnosticadas. O tratamento com suplementação também não deve ser feito por conta própria, já que, em excesso, estas vitaminas também podem ser prejudiciais. Neste momento, é necessário seguir as recomendações de um profissional à risca.
O que comer no dia a dia para evitar avitaminoses?
Mesmo que o tratamento com medicação deva ser prescrito por um médico, uma boa forma de tentar evitar essas doenças ou tratá-las paralelamente é com uma alimentação, em geral, saudável, ou seja: rica em vitaminas (e em outros nutrientes). Se necessário, você pode contar com a ajuda de um nutricionista para elaborar um cardápio que seja bom para o seu organismo e funcional para o seu dia a dia.

Entre os diferentes tipos de carne, os peixes como a truta, que é rica em vitamina A e B9 são uma boa opção. Além disso, vegetais como brócolis, couve flor e cenoura, por exemplo, se destacam pela concentração de vitaminas do complexo B, A, C, E, K. Para quem precisa garantir a praticidade, estes legumes podem ser encontrados nos pacotes de mix de vegetais congelados disponíveis no mercado.

A vitamina D pode ser absorvida pelo corpo por meio de banhos de sol, ou seja: é necessário se expor à luz solar diariamente, de preferência antes das 10h da manhã e depois das 16h. A vitamina A, por sua vez, é encontrada em vegetais e frutas amarelas e laranja. A mesma lógica é seguida pela vitamina K, presente em alimentos verde escuros. A vitamina C, por fim, não está presente apenas em frutas cítricas: ela também aparece em diversos vegetais diferentes.