Florais de Bach: o que são e como eles atuam no corpo para aliviar transtornos
Quem entende de terapia holística já deve ter ouvido falar nos florais de Bach: essências extraídas de plantas e flores que servem para equilibrar a mente e tratar transtornos emocionais.
Esse tipo de terapia foi descoberto pelo médico inglês Edward Bach no início do século XX. Ele descobriu o potencial curador das essências das flores – em especial, como elas ajudavam no tratamento de transtornos emocionais. Quer saber mais sobre a terapia com florais e seus benefícios? É só continuar lendo!
Florais ajudam a equilibrar o lado emocional
Um ponto que precisa ser esclarecido é que os florais de Bach não são considerados remédios – pois são indicados para tratar o lado emocional e não problemas físicos. Eles são compostos, principalmente, por essências de flores, água mineral e um pouco de álcool misturado. No entanto, a composição exata é sempre administrada pelo terapeuta, que indica a quantidade certa de todas as substâncias.
A melhor parte é que existem inúmeros florais que podem servir para tratamentos de tudo quanto é tipo. Tudo depende da combinação de essências e substâncias, que pode ser feita de acordo com a demanda de cada um. A grande vantagem dos florais é que eles ajudam a prevenir problemas emocionais, pois deixam a mente e o corpo mais equilibrados. Ou seja, ajudam a trazer mais disposição, autoconfiança, sensação de bem-estar e até mesmo a tratar depressão ou tipos de fobias.
Como consumir o floral: Na maioria das vezes, o floral é consumido com a ajuda de um conta-gotas – basta pingar cerca de três gotinhas embaixo da língua. Mas tudo depende da recomendação do terapeuta (que pode receitar uma quantidade maior de gotas e em diferentes momentos do dia). Além disso, também é possível espirrar o floral na boca com um borrifador. Basta seguir as recomendações do profissional!
Florais são indicados para pessoas de todas as idades e até mesmo animais domésticos
Outro ponto positivo dos florais é que eles são indicados para tratar adultos, crianças, idosos e até mesmo animais domésticos. Afinal, eles ajudam a manter o equilíbrio da mente e não trazem nenhum malefício ao corpo. Em crianças, inclusive, os florais de Bach são muito usados para tratar problemas relacionados ao apego, timidez, hiperatividade, ciúme e irritabilidade. No caso dos animais domésticos, eles também ajudam a acalmar e tratar outras questões.
No entanto, vale lembrar que o tratamento deve ser feito junto com o terapeuta. Cabe ao profissional definir e recomendar as essências e substâncias certas para o problema em questão.
Além disso, os florais costumam conter uma baixa dose de álcool em sua fórmula. No caso de pessoas que são alérgicas à substância, o terapeuta costuma recomendar um ingrediente alternativo, como o vinagre. Por conta de todos esses fatores, é muito importante que você tenha um acompanhamento profissional.
Terapia com florais conta com diferentes tipos de essências
O que muita gente desconhece é que existem muitas flores que podem ser usadas na terapia. Cada plantinha tem propriedades que ajudam determinado aspecto do nosso emocional, sabia? A flor de mostarda, por exemplo, é conhecida por auxiliar no tratamento da depressão, pois garante mais serenidade. A essência de oliva, por sua vez, ajuda a aliviar o esgotamento mental, sendo indicada para pessoas com rotinas muito atarefadas.
Existem outras essências de plantas muito usadas nesse tipo de terapia: pinho, carvalho, chicória, “água de rocha”, “wild rose” e muitas outras. Para conhecê-las melhor, o mais indicado é buscar o atendimento com algum terapeuta.