Hidroginástica é para todas as idades! Saiba por que passar a praticá-la
Passar um tempinho na piscina é uma das coisas mais gostosas que existem, né? Principalmente durante o verão, quando o calor é bem mais intenso. Mas bom mesmo é quando conseguimos unir o útil ao agradável, curtindo um tempo de lazer na água e, ao mesmo tempo, praticando um exercício físico. E é justamente isso que a prática da hidroginástica propõe: atividades físicas mais divertidas e dinâmicas – tudo dentro da piscina! Então, se você está procurando um exercício para praticar no verão, veio ao lugar certo: a gente vai te provar que a hidroginástica é uma ótima opção para todas as idades.
Hidroginástica garante elasticidade, resistência e coordenação motora
A grande vantagem da hidroginástica, sem dúvidas, é o fato de ela ser realizada debaixo d’água – o que diminui drasticamente a pressão em cima dos músculos e articulações. Pode reparar que, quando estamos na piscina, não precisamos fazer muito esforço para carregar nosso peso. E é por isso que a hidroginástica consegue trazer tantos benefícios: com movimentos e atividades dinâmicas, ela garante maior elasticidade, coordenação motora e resistência muscular. Além disso, é uma das melhores atividades aeróbicas que existem, estimulando a perda de calorias e gorduras. Fica a dica para quem quer um exercício aeróbico que seja mais leve, sem precisar suar muito!
Trabalha a respiração e a circulação sanguínea
Para quem sofre com problemas respiratórios, como asma ou bronquite, a hidroginástica também é muito indicada. Isso porque, além de trabalhar a parte física, ela também promove exercícios de respiração e concentração. Assim, você melhora a eficiência de circulação do oxigênio pelo corpo e, por isso, consegue tratar melhor certas deficiências. Além disso, a hidroginástica também exige menos dos ossos, evitando o desgaste com o passar do tempo – por isso, também é indicada para a prevenção da osteoporose e de outras doenças. Mas não é só isso: por ser uma atividade mais leve, ela traz muito bem-estar e tranquilidade, diminuindo o estresse e a ansiedade. Mais um incentivo para você experimentar!
A hidroginástica também pode funcionar como fisioterapia
A hidroginástica acaba sendo muito indicada como fisioterapia para tratar lesões nos ossos ou articulações: debaixo d’água, você pode movimentar os braços, pernas e músculos de forma mais suave, sem causar muito impacto. Por isso, quem sofre com tendinite, artrite e outros reumatismos nas articulações, pode usar essa atividade como forma de terapia – trabalhando o foco do problema sem exigir demais do corpo.
É uma atividade física para todas as idades
Existe um imaginário de que a hidroginástica é uma atividade quase exclusiva para pessoas mais idosas. Só que esse é um dos maiores equívocos que alguém pode cometer, pois ela é muito mais diversa do que parece. Em alguns lugares você vai encontrar, inclusive, aulas de hidroginástica voltadas para crianças. Nesse caso, ela é feita com atividades mais divertidas (geralmente usando bolas e macarrões flutuantes) e jogos mais dinâmicos, para a diversão dos pequenos. Lembrando que, nesse caso, as piscinas devem ser mais rasas para atender a altura deles.
Já as aulas voltadas para adultos costumam trabalhar mais o alongamento do corpo e movimentos que garantem maior flexibilidade e equilíbrio. Por isso, muitas gestantes procuram por essa atividade física, pois ela também ajuda a melhorar a oxigenação do bebê dentro do útero. Além de todo o bem-estar, a hidroginástica traz um benefício específico: estimula a produção do hormônio relaxina nas gestantes que, na hora do parto, ajuda a relaxar e a alargar o colo do útero. Viu como são muitos os benefícios que a hidroginástica oferece?